25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadePolitécnico e autarquia reflectem sobre impactos da Street Art

Politécnico e autarquia reflectem sobre impactos da Street Art

A arte urbana, as suas implicações culturais e socioeconómicas, marcaram um debate apresentado na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, com a participação da Câmara Municipal e do Instituto Politécnico

 

- PUB -

 

O fenómeno da Street Art em Portugal esteve ontem representado na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, durante o encontro “Impactos da Street Art”, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com Câmara Municipal. Um encontro entre artistas, autarcas, agentes socioculturais e académicos.

O encontro “Impactos da Street Art” resulta de uma investigação académica liderada por Luís Souta, docente na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal. “Um estudo que procura contribuir para alargar o conhecimento da street art enquanto arte emergente”, adiantou o professor e investigador.

- PUB -

O vereador da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social, Pedro Pina, destacou a importância da iniciativa que permite “alargar o conhecimento, reflectir e analisar as diferentes dimensões deste movimento”. Um movimento artístico que no parecer do vereador “Setúbal tem acolhido, nos últimos anos, em particular no espaço público”, através de diferentes manifestações artísticas de Street Art.

 

“Artistas ou marginais? Legal ou ilegalidade?”

- PUB -

 

As reflexões em torno desta forma de expressão artística, centraram-se sobretudo sobre os juízos de valor feitos sobre a Street Art. Numa reflexão que teve como base o tema “Artistas ou marginais? Legal ou ilegalidade?”, Pedro Pina vincou a importância do debate público ser feito “entre aqueles que, literalmente, têm a lata na mão”. Uma reflexão sobre um movimento não se cinge à criação artística. “Tem, igualmente, implicações culturais, sociais e económicas na sociedade e, por isso, é fundamental esta reflexão”, apontou o autarca.

Pedro Dominguinhos, presidente do IPS apresentou a Street Art como elemento diferenciador na requalificação urbana e “um movimento amplo e, de certa forma, emergente, que importa continuar a investigar pelas múltiplas repercussões que tem na sociedade”.

Contexto em que anunciou que, o IPS vai promover um concurso no âmbito das comemorações dos 40 anos da instituição para pintura da fachada, de um dos edifícios do campus.

O encontro incluiu também debate sobre o tema “Street Art e os impactos artísticos”, com intervenções de Ivo Santos (smile1 art), José Carvalho (Ozearv) e Tiago Proença (Tiago Hesp), que abordaram, na primeira pessoa, as suas experiências deste movimento.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -