25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSociedade 1.º de Dezembro comemora 164 anos

Sociedade 1.º de Dezembro comemora 164 anos

Além da sessão solene, a instituição vai assinalar o aniversário com um concerto da banda, um espectáculo de fado, a V Gala da Academia de Artes e uma actuação do coro na Igreja

 

- PUB -

A Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo cumpre amanhã 164 anos de vida e prepara-se para assinalar o aniversário com um vasto conjunto de iniciativas ao longo do próximo mês.

A realização da habitual sessão solene – com entrega de diplomas e emblemas aos sócios com mais de 25 e 50 anos de filiação à instituição – é um dos pontos altos das comemorações, a ter lugar na sede da colectividade a partir das 16h00. Mas antes, logo pelas 6h00 da manhã, está prevista uma alvorada com saída de um grupo de elementos da banda que irá percorrer as principais artérias da cidade a anunciar o início das celebrações de mais um aniversário. Para as 9h00 está agendada missa na Igreja Matriz do Montijo, em memória de filarmónicos, associados e dirigentes já falecidos. A anteceder a sessão solene, pelas 14h30, a banda da 1.º de Dezembro sairá à rua para apresentar cumprimentos a entidades oficiais, colectividades e população. A ocasião será ainda aproveitada para a integração de três novos elementos na banda.

As comemorações vão prosseguir no dia 8 de Dezembro, a partir das 17h00, com a realização do concerto de aniversário, a cargo da banda filarmónica, dirigida pelo maestro Rui Fonseca e Costa.

- PUB -

“Convidamos o público a efectuar uma viagem por vários ambientes, estilos musicais e compositores, entre os quais Rimsky Korsakov, Franco Cesarini e Eduardo López Juanranz”, pode ler-se no programa da colectividade sobre o concerto que visa assinalar a fundação da instituição.

A “Revist’ ó Fado” com António Pinto Basto, Paulo Oliveira e Ana Catarina é a proposta para dia 9, a partir das 16h00.

Para dia 15, pelas 21h00, a 1.º de Dezembro preparou um espectáculo multidisciplinar para a família: a V Gala da Academia de Artes, a ter lugar no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida.

- PUB -

As comemorações encerram no dia 16 com o concerto de Natal a realizar pelo Coro Polifónico da colectividade, sob a batuta do maestro João Branco, a partir das 16h00, na Igreja Matriz do Montijo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -