26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCoro Setúbal Voz em conceito inédito

Coro Setúbal Voz em conceito inédito

Três concertos em sessão contínua fizeram magia entre a inovação e a arte num salão nobre quase misterioso

 

- PUB -

O Salão Nobre da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, um espaço dos inícios do Séc. XX, recebeu no passado fim-de-semana o Coro Setúbal Voz em três concertos, todos na mesma noite, orientados pelo maestro Jorge Salgueiro que, desde a sua entrada para a direcção artística do coro o fez evoluir para a sistematização de uma determinada tipologia de linguagem artística.

Considerado pelos próprios elementos do coral como “um conceito diferente”, esta actuação evoluiu entre o canto e o jogo de luzes que coloriam os vestidos brancos das mulheres.

A pouco e pouco surgiram duas personagens diferentes, a actriz Mónica Garnel e o próprio maestro Jorge Salgueiro, também ele com um vestido de noiva. Uma imagem forte e subversiva, desconstruindo a imagem pesada e conservadora do maestro e integrando-o no discurso dramatúrgico do espectáculo.

- PUB -

A primeira peça, talvez a mais surpreendente de todo o concerto “Speechless”, com o coro em silêncio apenas se ouvia o piano de João Malha e o violoncelo de Marco Madeira. A entrada dos homens e a interpretação de “Ritual de Iniciação ao Amor” funcionaram como que o momento de aquisição da capacidade de expressão, a partir do qual o coro desenvolveu todo o concerto.

De destacar ainda três peças marcantes no concerto encenado: “Ridículas!” de João Malha a dar sentido às cerca de 4 mil cartas de amor espalhadas pela sala, uma peça em que o coro produzia sons a partida da mastigação de maças (numa representação provocatória do acto sexual) e a peça final “Ah! Minha Dinamene!” em que a actriz parecia representar a morte do Amor”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -