28 Fevereiro 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Montijo Há um novo gin de frutos vermelhos feito na região

Há um novo gin de frutos vermelhos feito na região

O Real Gin Rouge leva morangos, mirtilos e framboesas produzidas na região e é o terceiro produto da Destilreal, que se afirma como “a primeira destilaria de gin da península de Setúbal”

 

- PUB -

Morangos, mirtilos e framboesas, são estes os ingredientes principais do novo Real Gin Rouge, o mais recente produto lançado pela Destilreal sediada em Santo Isidro de Pegões, concelho do Montijo. O gin foi apresentado oficialmente no sábado, num evento com a presença de uma comunidade de bartenders, profissionais do sector e uma turma do curso de Bar e Restaurante da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A ideia de produzir um gin com estas características surgiu “naturalmente” tendo em conta o facto de a região ter uma produção agrícola “rica em frutos vermelhos”, explicaram Luís Fava e Jacinto Policarpo, dois dos quatro fundadores da marca. O objectivo foi também criar um produto que valorizasse a economia local e sustentável, uma vez que os produtos que dão nome ao gin Rouge são todos obtidos na região.

“Neste momento já conseguimos ter, na zona de Setúbal, morangos todo o ano graças a um produtor. Os mirtilos e as framboesas também são produzidos aqui e uma vez apanhados são metidos em infusão no mesmo dia. Logo aí a qualidade é diferente”, explicou Luís Fava a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO.

- PUB -

O Real Gin Rouge vem ainda “colmatar uma falha de mercado”, segundo o sócio Jacinto Policarpo, ao ser um destiled gin “diferente” do habitual, com um paladar “mais doce” graças aos frutos vermelhos, e que à partida poderá agradar mais ao público feminino. O zimbro – principal produto que dá corpo e identidade à bebida, continua, porém, a fazer-se notar.

“Sente-se o zimbro, mas o grande foco é nos frutos vermelhos”, disse por sua vez Flávio Leandro, formador do curso de Restaurante e Bar na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. O profissional – natural de Almada e que já trabalhou como bartender em espaços do conhecido chef Olivier – esteve no evento a coordenar 16 alunos da turma de segundo ano daquele curso, avaliando-os em contexto real de trabalho, numa parceria com a Destilreal.

- PUB -

O Real Gin Rouge é o já o terceiro gin da marca e está à venda em vários espaços da região e em Lisboa desde Dezembro. O Real Gin Original foi lançado em Outubro de 2016, numa edição de 4.900 garrafas, e valeu logo à destilaria vários prémios, nomeadamente para o design da garrafa e do rótulo. Já o Real Gin Moscatel, feito com infusão de uva moscatel, foi lançado em Janeiro de 2018. Todos são feitos com álcool português.

A ideia de criar um gin inspirado na Península de Setúbal nasceu de forma espontânea. “Pensámos em fazer o nosso gin depois de um jantar a beber gin. Na semana a seguir, comecei a ir à procura de todos os ingredientes. Fizemos mais de 20 receitas, dessas apurámos oito e dessas oito escolhemos a receita do Real Gin Original”, contou então Luís Fava, sócio em conjunto com Alexandra Fava, Jacinto Policarpo e Raquel Varela.

O nome também foi inspirado na região, jogando com o facto de a destilaria se situar na EN4, uma antiga Estrada Real que ligava Alcochete ao Montijo, construída a partir de uma via romana. Qualquer pessoa pode visitar a destilaria – ficando a conhecer o processo de produção, das infusões ao embalamento e rotulagem feitos de forma manual –, ou provar os gins de diversas formas no bar que funciona (entre Março e Dezembro) à sexta-feira e sábado, das 20h30 às 00h00.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Morto a tiro em festa na encosta da Bela Vista

Um homem com cerca de 30 anos morreu este domingo baleado com dois tiros numa festa ilegal que decorria na encosta da Bela Vista,...

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Dores Meira acusa PS de falsear realidade sobre estacionamento pago na cidade

Dores Meira não poupa criticas às razões que o PS tem alegado. E aponta-lhe os casos de Lisboa e Almada   O estacionamento pago na cidade...
- PUB -