18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémSantiago do Cacém promove-se com Festival da Enguia da Lagoa de Santo...

Santiago do Cacém promove-se com Festival da Enguia da Lagoa de Santo André

Autarquia espera milhares de visitantes no evento que arranca no próximo dia 25. Álvaro Beijinha diz que objectivos mantêm-se intactos desde a primeira edição e realça aposta na promoção turística do município

Durante 10 dias o concelho de Santiago do Cacém vai voltar a apresentar-se como capital de uma iguaria única, com a realização da 5.ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André – mostra gastronómica. Certame que, apesar da tenra idade, consegue já atrair milhares de visitantes à freguesia de Santo André e que este ano terá lugar entre o próximo dia 25 e 3 de Fevereiro.

- PUB -

“Os objectivos a que nos propusemos desde a primeira edição ainda hoje se mantêm, por um lado a promoção da nossa restauração e por outro de uma iguaria única que é a enguia, que não é vulgar e destaca-se pela excelência porque é capturada numa zona de Reserva Natural”, revela Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal, admitindo que outra das apostas do evento passa pela promoção turístico do concelho. “E esse objectivo tem sido atingido, sendo que está inserido numa estratégia mais alargada de promoção do município”, afirma, adiantando que essa mesma estratégia é traduzida na realização de mostras gastronómicas, na criação de roteiros, em investimentos na preservação e valorização patrimonial, na participação em feiras do sector e na deslocação de embaixadas ao estrangeiro.

“Esta estratégia faz com que tenhamos obtido, segundo dados do INE referentes a 2016/17, a duplicação do número de dormidas no nosso concelho, que praticamente passaram de 51 mil para mais de 100 mil”, considera. Números que fazem de Santiago do Cacém “o quinto município com mais dormidas em todo o Alentejo e entre os 11 municípios que constituem a Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo”, além de ter sido o concelho que “mais subiu no Alentejo Litoral” neste mesmo indicador.

Animação, colóquio e visita guiada

- PUB -

A Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Café Snack-Bar A Palmeira, Copacabana, O Martins e O Gatinho são os restaurantes participantes, todos situados na freguesia de Santo André, que vão confeccionar vários pratos com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais. As propostas são as mais variadas, desde as enguias fritas às grelhadas, do ensopado à caldeirada, na cataplana ou ao bulhão pato e, claro, à moda da Lagoa.

O festival também será marcado por animação cultural. Haverá também um colóquio – “O Mar um Universo de Recursos” – no dia 29, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, que permitirá abordar o tema da valorização dos recursos naturais na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha. O colóquio é organizado pelo Centro de Informação Europe Direct – Alentejo Central e Litoral.

Outra das novidades, revela a autarquia, “será a realização de uma visita guiada à Costa de Santo André sobe o mote – A enguia e a Lagoa de Santo André”. Os interessados devem inscrever-se através de [email protected] até ao próximo dia 30. O ponto de encontro dos participantes será o apoio de praia da Costa de Santo André.

- PUB -

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André é promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -