7 Março 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Palmela Projecto do Centro Social de Palmela triunfa na Federação Portuguesa de Futebol

Projecto do Centro Social de Palmela triunfa na Federação Portuguesa de Futebol

Instituição social presidida por Carlos de Sousa venceu o Programa Futebol para Todos com 14 jovens do Centro de Acolhimento Porta Aberta.

 

- PUB -

O Projecto “Special Ones” do Centro Social de Palmela foi o vencedor do Programa Futebol para Todos da Federação Portuguesa de Futebol, tendo sido apresentado no final da tarde, da última sexta-feira, na sede da Associação de Futebol de Setúbal (AFS).

Francisco Cardoso, presidente da AFS, começou por lembrar que a Federação “não é só futebol profissional, pois apoia a vertente social”, citando o exemplo das casas construídas para as vítimas dos incêndios, mas também “os projectos das instituições sociais como o Centro Social de Palmela, vencedor do Programa Futebol para Todos, que acreditamos será um exemplo de acordo com os pergaminhos do distrito”.

O presidente do Centro Social de Palmela, Carlos de Sousa, explicou as razões da candidatura, porque “tudo o que se refere à inclusão social interessa-nos e preocupa-nos” e “não podemos esquecer-nos que o futebol arrasta multidões”. O responsável destacou que o projecto vencedor “aposta que os jovens desenvolvam um conjunto de competências com vista à sua inclusão”.

- PUB -

O projecto “Special Ones” (nome em homenagem a José Mourinho) envolve 18 rapazes e raparigas de idades entre os 12 e os 16 anos, que vão participar em duas semanas de campo, com treinos no campo do Palmelense, visitas, workshops de motivação fair play, alimentação saudável, entrevistas a jogadores, diversas actividades lúdico-desportivas, para além de estar previsto assistirem aos jogos da Selecção Potuguesa com a Sérvia e com a Ucrânia.

Objectivos do Projecto

Dulce Marques, responsável pelo projecto do Centro Social de Palmela, explica que o programa “permite reforçar de forma inovadora e dar continuidade a um trabalho de mais de 40 anos”, que “irá ter impacto nos jovens para encontrarem o seu caminho” e destaca a “envolvência de jovens europeus a nível do ERASMUS, do Voluntariado e do Corpo Europeu de Solidariedade”.

- PUB -

O Centro Social de Palmela, lembra Dulce Marques, “defende os princípios da responsabilidade, da transparência, inovação e trabalho em rede e parceria e envolve a participação de 14 jovens do Centro de Acolhimento Porta Aberta”.

Mónica Jorge, dirigente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), revelou que a instituição “quer mostrar o outro lado do futebol, nas vertentes da solidariedade e da responsabilidade social” e entre muitas candidaturas “acabaram por ganhar os projectos que apostam na inclusão e na paridade, entre eles o Centro Social de Palmela, que espero tenha muito sucesso e contribua para ajudar os jovens envolvidos, porque este distrito merece e tem carências em vários municípios”. A directora da FPF aproveitou para anunciar que “estão abertas as inscrições para o 2º Concurso e esperamos contar com muitas candidaturas”.

Vídeo banhado de lágrimas

Para além do Centro Social de Palmela foram também vencedores O Centro Horta Nova de Carnide e Bairro Padre Cruz e o Centro de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, que integraram o vídeo da FPF, onde os jovens deram a conhecer os sonhos de serem os futuros Ronaldos e Drogbas, que deixaram muitos rostos banhados de lágrimas.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

ANAC recusa-se a fazer apreciação ao aeroporto do Montijo sem parecer favorável de todos os municípios

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) não vai fazer apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo, solicitada...
- PUB -