26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePequenada sensibilizada para boas práticas ambientais

Pequenada sensibilizada para boas práticas ambientais

Câmara Municipal promoveu iniciativa ao longo do mês de Janeiro dirigida aos alunos de vários agrupamentos de escolas

 

- PUB -

“O Lixo não é culpado. Culpado é quem o abandona. Não seja cúmplice” serviu de mote à campanha de educação e sensibilização ambiental que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém promoveu ao longo de Janeiro. A iniciativa juntou “técnicos especializados que transmitiram aos alunos das escolas dos agrupamentos de Santiago do Cacém, Santo André, Arménio Lança (Alvalade) e Cercal do Alentejo o correcto acondicionamento e deposição de resíduos”, revela a autarquia.

Cada criança, salienta o município, “recebeu um Manual de Sabedoria Ambiental, um íman com os contactos dos serviços municipais para procedimento no encaminhamento correcto dos resíduos e um porta-lápis com o formato de contentor de lixo”, como forma de assinalar a campanha, cuja primeira fase decorreu a 14 e 15 de Dezembro nos supermercados e mercados de Santiago do Cacém e Santo André. Nessa primeira fase nas superfícies comerciais, “num contacto directo com os consumidores/produtores, dois animadores apelaram à redução da produção bem como ao devido acondicionamento e encaminhamento de resíduos” lembra a autarquia.

Sensibilizar a população do concelho relativamente à separação e destino final dos resíduos produzidos, designadamente no que respeita ao devido acondicionamento e depósito de resíduos nos contentores foi um dos vários objectivos da iniciativa, explica a edilidade. As outras metas propostas com a promoção da campanha passavam por “reduzir os quantitativos de resíduos indiferenciados, promovendo a separação de fluxos de resíduos tais como verdes, monstros e resíduos de construção e demolição, informando para as soluções disponibilizadas pelos serviços municipais para o efeito; educar as crianças para as boas práticas em matéria de gestão de resíduos e fazer delas um vínculo de informação às famílias; e mostrar a importância da colaboração e participação na correcta deposição de resíduos e a necessidade de alteração de comportamentos”.

- PUB -

A iniciativa contemplou ainda a aplicação de autocolantes nos contentores de indiferenciados, com a informação, de forma apelativa, do devido acondicionamento e encaminhamento de resíduos.

A concretização da campanha, sublinha a autarquia a concluir, “esteve a cargo da empresa SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente S.A.”, experiente em matéria de gestão de resíduos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -