26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePeça de teatro revela histórias de vida de “catadores de lixo”

Peça de teatro revela histórias de vida de “catadores de lixo”

No cenário, em palco no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, surge uma lixeira e os rostos dos homens e mulheres que sobrevivem através dos despojos lançados naquele lugar

 

- PUB -

O palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe dia 21 de Fevereiro, pelas 14h30, a peça de teatro “Mundus Immundus”, de Nanna de Castro, com dramaturgia e encenação de Célia Figueira.

Uma peça com entrada gratuita, produzida pelo Grupo de Teatro Ensaiarte e dirigida ao público escolar, designadamente a turmas do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do concelho da Moita.

A encenadora Célia Figueira descobre o palco desta história: uma lixeira em qualquer lugar no mundo. Lugar onde se observa, “sem qualquer pudor”, o trabalho dos “catadores de lixo”. Homens e mulheres que vivem no limite da pobreza. Alguns deles arrastam carroças, todos os dias, por mais de 15 quilómetros.

- PUB -

Uma peça que conta a história de “Cabrita” e dos seus companheiros “Misericórdia” e “Coscamartilhão”. No trabalho silencioso e fundamental, de limpeza e reciclagem vão diminuindo o volume final do papel utilizado e impulsionando a indústria.

E no decorrer das suas vidas, “Cabrita”, “Misericórdia” e “Coscamartilhão” mal se distinguem do lixo que carregam e do lixo que os aconchega de noite, enquanto dormem. Lixos nos quais, de quando em vez, “descobrem-se corpos humanos cobertos de baratas e ratos. Não trazem identificação, logo não existem, nem nunca existiram”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -