20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeSetúbal já tem novo equipamento de monda térmica

Setúbal já tem novo equipamento de monda térmica

Para já, o novo equipamento está a operar na freguesia de Azeitão, mas a sua utilização deverá estender-se às outras freguesias

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal anunciou a aquisição de um equipamento de monda térmica para remoção de infestantes em espaços urbanos, energeticamente eficiente e que funciona sem recurso à utilização de quaisquer produtos químicos. Custou 41 mil e 697 euros, comparticipado em 50 por cento pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Transição Energética, e já está a ser operado na freguesia de Azeitão, estando previsto a sua utilização venha a estender-se às restantes freguesias do concelho.

Segundo a autarquia, a aquisição do novo equipamento – que “constitui uma alternativa inovadora para remoção de ervas infestantes em zonas urbanas, neste caso através de tratamento térmico” – enquadra-se numa estratégia desenvolvida pelo município, que nos últimos anos tem “promovido, adoptado e implementado um conjunto de medidas ambientalmente sustentáveis para o controlo de infestantes”. A edilidade lembra que tem “abandonado a utilização dos convencionais produtos fitofarmacêuticos e adoptado alternativas” para a execução do referido tipo de serviço, de controlo de ervas infestantes, “por via mecânica, como roçadeiras e, agora, também por via térmica”.

O equipamento de monda térmica, adianta a Câmara Municipal, “está em utilização no território azeitonense e complementa o trabalho regular dos serviços da Junta de Freguesia de Azeitão em matéria de controlo de ervas infestantes em calçadas e noutros locais do espaço público”.

- PUB -

O município salienta ainda que prevê a utilização deste novo equipamento de monda térmica, totalmente eléctrico, “nas outras freguesias do concelho”, ou seja São Sebastião, Sado e Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e também na União das Freguesias de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -