30 Novembro 2020, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Setúbal: desenho da Arrábida a beijar o Sado vai ser pintado num...

Setúbal: desenho da Arrábida a beijar o Sado vai ser pintado num prédio

Autarquia está neste momento à procura de uma empena de um prédio para pintar desenho que mostra a Arrábida a beijar o Sado, uma criação do setubalense Renato Caria tornada pública o ano passado no Dia dos Namorados

 

- PUB -

A pintura digital que representa um beijo apaixonado entre a Serra da Arrábida e o rio Sado, da autoria do setubalense Renato Caria, vai ser pintada numa empena de um prédio algures na cidade. A Câmara Municipal é a autora da ideia e está neste momento à procura de um condomínio que aceite acolher o desenho, cujo trabalho ficará a cargo do writer Smile1art, apurou O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO.

“A Câmara de Setúbal começou logo à procura de uma empena de um prédio para pintar o desenho, poucos meses depois” de ele ter sido tornado público no grupo Coisas de Setúbal, no Facebook, a 14 de Fevereiro de 2018, onde granjeou grande sucesso, explicou o artista. Até agora não tem sido fácil encontrar um condomínio que aceite receber a pintura no seu prédio, mas o jornal sabe que a procura por um imóvel continua a decorrer.

A ideia, aliás, é fazer a pintura durante o programa de voluntariado e embelezamento urbano “Setúbal Mais Bonita”, que este ano decorre nos dias 31 de Maio e 1 e 2 de Junho (as inscrições já estão abertas através do email [email protected]). O trabalho ficará a cargo do writer Smile1art, o lisboeta Ivo Santos que de resto já tem outras obras da sua autoria em vários edifícios da cidade.

- PUB -

Renato Caria é setubalense e tem 27 anos. (Fotografia: DR)

“O eterno beijo entre a Serra e o Sado”, conforme o descreveu Renato Caria, foi desenhado digitalmente no programa de edição Photoshop como se de um desenho real se tratasse e demorou seis meses a ficar concluído. “O meu intuito foi fazer uma pintura que representasse a identidade de Setúbal”, explicou o setubalense de 27 anos formado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes em Lisboa.

Quando publicou a pintura no grupo Coisas de Setúbal, que reúne milhares de pessoas no Facebook, estava longe de imaginar o sucesso que iria ter. “Foi completamente inesperado. Foi explosivo. Toda a gente se identificou, não estava à espera disso. As pessoas viram que a imagem é parte delas também”, confessou, acrescentando que várias figuras conhecidas lhe deram os parabéns pela beleza da obra.

- PUB -

Renato Caria, que tem trabalhado como freelancer em Portugal e no estrangeiro, estima que o seu desenho possa ter chegado até entre 15 e 20 mil pessoas, tendo em conta as milhares de reacções às publicações que fez no Facebook.  Agora, sente que o facto de a autarquia querer pintar a sua obra numa empena de um prédio na cidade traduz um “reconhecimento” merecido do seu trabalho. “Acho que faria sentido fazer nalgum sítio a caminho da Arrábida”, concluiu.

Pintura digital da autoria de Renato Caria.

Pintar para recuperar mitos e lendas

“A lenda da moura encantada” é a mais recente pintura digital de Renato Caria, em resposta a um desafio lançado pelo site de promoção turística do concelho Inspire Setúbal, e foi publicada no passado Dia dos Namorados. O desenho inspira-se na lenda segundo a qual dois amantes proibidos – uma moura e um pescador – se encontravam em segredo na Porta do Sol da muralha de Setúbal “de onde se via o sol nascer por detrás da Pedra Furada”, legendou o artista. Para elaborar o cenário onde se encontram as personagens, a dançar juntas, Renato recriou digitalmente a muralha (construída em 1700) sob um mapa da cidade de Setúbal.

“Fui investigar arquivos locais na biblioteca e descobri uma série de lendas e mitos que a maioria das pessoas não faz ideia que existem, e que acho que era super interessante conseguir ilustrar para manter vivas essas memórias. É esse o meu intuito a longo prazo”, disse o artista, quem sabe já a pensar numa série temática de desenhos. Tanto este como o desenho feito o ano passado estão disponíveis para serem impressos em qualquer formato no centro de impressões SouthSpirit, na Avenida Luísa Todi.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

St. Peter’s: Investimento de 4,6 milhões abre a porta a mais de 200 alunos

Novo edifício projectado para Setembro de 2021 permitirá também ao colégio ter alunos em regime de internato Nas actuais instalações, na Volta da Pedra, Palmela,...

Investigador do Politécnico de Setúbal entre os mais citados em todo o mundo

O professor Vítor Pires é um dos 37 portugueses que integram a lista especial da Universidade de Stanford   Vítor Fernão Pires, docente da Escola Superior...

Denúncia de alegada fraude fiscal de Paulo Rodrigues seguiu para as Finanças

Em causa as comissões recebidas pelo agora presidente do Vitória quando era empresário.   O SETUBALENSE teve acesso à documentação remetida esta semana por um sócio...
- PUB -