28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeBaía em desenho gráfico conta histórias de Manuela Rolão

Baía em desenho gráfico conta histórias de Manuela Rolão

As vivências do Seixal, captadas pelo desenho gráfico de Manuela Rolão, em exposição até Abril

 

- PUB -

 

 

A exposição “No meu Olhar, O Seixal”, apresenta até dia 6 de Abril, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, apresenta os diários gráficos da artista plástica Manuela Rosa Rolão.

- PUB -

Uma mostra com enfoque na baía, na sua cultura e tradições ribeirinhas, inaugurada no dia 2 de Março, pelas 16h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos e um momento musical de guitarra clássica com Adriana Rolão.

Manuela Rolão nasceu em Lisboa em 1965, vive e trabalha no Seixal. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa é professora de Educação Visual e Tecnológica desde 1986. Para além das obras produzidas em ambiente académico, dedicou também a sua actividade profissional à pintura e ao desenho gráfico.

Desde 2009, participa nos encontros nacionais da comunidade urban sketcher em Portugal. Eventos marcados pelo prazer de desenhar em grupo uma rua, uma paisagem, um museu, partilhando, entre artistas plásticos, materiais e técnicas.

- PUB -

Sobre a exposição “No Meu Olhar, O Seixal”, Manuela Rosa Rolão destaca que pegar no diário gráfico para desenhar constituiu um momento de pausa nas inúmeras tarefas que realiza diariamente. “De facto é uma questão de sorte, ter este tempo para desenhar…A maior parte das vezes desenho em casa, ou na varanda, na minha rua, na minha cidade… escolhendo os modelos familiares, as plantas de que cuido e que observo ou a vista que alcanço, que se altera com as estações do ano. A estas chamo as pequenas viagens. De curta deslocação e duração”.

Este é o segredo do diário gráfico de “No meu Olhar, O Seixal” revela Manuela Rosa Rolão. “Ele não se queixa dos erros – encerra-os e abre uma nova página para mais desenhos”.

No sentido de colocar os seus projectos em divulgação pública, a par da exposição agora apresentada, Manuela Rosa Rolão, publica também os seus desenhos no blogue colectivo Urban Sketchers Portugal e no seu blogue O Que Cabe no Meu Olhar. Dinamizando anda oficinas de desenho em cadernos no concelho do Seixal, no âmbito de uma associação a que pertence, a L1B – Associação Cultural, através da qual procura desenvolver nos participantes o gosto pelo desenho e pelo património local.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -