26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePublicação sobre aula de orientação sexual de deputado do PSD alvo de...

Publicação sobre aula de orientação sexual de deputado do PSD alvo de queixa do Bloco

As deputadas do Bloco de Esquerda Joana Mortágua e Sandra Cunha anunciaram hoje que vão apresentar queixa de uma publicação feita pelo deputado Bruno Vitorino (PSD) na rede social Facebook, na qual o social-democrata apelidou de “porcaria” a sensibilização de alunos sobre orientações sexuais.

- PUB -

“Indignou-nos o comentário do deputado Bruno Vitorino, como acho que indignou muita gente. A educação para a cidadania é uma disciplina que ninguém contesta. Ninguém contesta a sua importância na formação dos jovens para a igualdade e para a sensibilização para a não discriminação”, afirmou à Lusa Joana Mortágua, que formalizará a queixa junto da Comissão para a Igualdade de Género.

Em resposta, Bruno Vitorino falou numa “tentativa” de um “partido proto-fascista” para “silenciar quem pensa de forma diferente” e defendeu que “associações LGBTI [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo] não devem ir às escolas propagar ideologias de género”.

Em causa está uma publicação do deputado social-democrata Bruno Vitorino na rede social, onde se lê “’Sensibilizar’ alunos de 11 anos sobre ‘diferentes orientações sexuais’? Com associações LGBTI à mistura? Que porcaria é esta? Cada um pode ser o que quiser, mas deixem as crianças ser crianças. Deixem as crianças em paz. Adultos a avançar sobre este campo junto de crianças é perverso. Isto tem que parar!”.

- PUB -

Bruno Vitorino comentava assim o plano de uma sessão a realizar no passado dia 7, na Escola 2/3 da Quinta da Lomba, e que consistia numa palestra, no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania, que tinha como objectivos “promover a igualdade de géneros” e “sensibilizar os alunos” de duas turmas do 6.º e do 8. ano de escolaridade (54 no total) “para as diferentes orientações sexuais”. No campo das observações, no mesmo documento, os encarregados de educação dos alunos (a quem era solicitada autorização para a participação dos educandos na iniciativa) eram informados de que a sessão tinha o valor de 0,50 euros por aluno e que a verba apurada reverteria “para a Associação LGBTI”.

Para a bloquista, segundo a qual a queixa à Comissão para a Igualdade de Género “vai avançar já”, os deputados “têm de ter alguma responsabilidade naquilo que dizem”, considerando ser “absolutamente contraditório com os valores da Constituição” que haja deputados para quem programas de educação para a cidadania são “uma porcaria” e “é perverso”.

- PUB -

“Não podemos ver esta indignação toda em relação à violência contra as mulheres, com a violência doméstica, mas depois achar que a sensibilidade para as questões de género e para a igualdade nascem de geração espontânea se não forem ensinadas na escola”, frisou Joana Mortágua.

Questionado pela Lusa, Bruno Vitorino, também líder da distrital de Setúbal do PSD, disse não achar “normal que uma associação LGBTI possa ir a uma escola fazer palestras de orientação sexual a miúdos de 11 anos”.

“Uma coisa é defender a igualdade de género, outra é afirmar à força uma ideologia de género”, criticou o social-democrata para quem estas associações não estão preparadas para falar em escolas.

Bruno Vitorino criticou ainda aqueles que censuraram a sua publicação, que “foi retirada após sucessivas denúncias”.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -