23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeAutarquia propõe viagem ao património histórico de Sarilhos Grandes

Autarquia propõe viagem ao património histórico de Sarilhos Grandes

Programa contempla visitas à Igreja de São Jorge, Ermida de Nossa Senhora da Piedade e à exposição patente na Galeria Municipal

 

- PUB -

 

Dar a conhecer “o património existente” no concelho do Montijo e “as vivências” que lhe estão associadas é o objectivo da iniciativa “À descoberta de… Sarilhos Grandes e a Expansão Portuguesa” que a Câmara Municipal propõe para o próximo dia 18, entre as 10h00 e as 12h00, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A iniciativa contempla uma “visita guiada à Igreja de São Jorge, à Ermida de Nossa Senhora da Piedade e espaço envolvente destes locais de culto em Sarilhos Grandes, onde há preciosos contributos para a história local e nacional”, revela a autarquia, adiantando que o programa ficará concluído com uma deslocação à Galeria Municipal no Montijo.

- PUB -

Na Galeria Municipal, os participantes visitarão a exposição ‘Sarilhos Grandes entre Dois Mundos: o Oriente e o Ocidente’. A mostra desvenda “a ligação dos sarilhenses à expansão portuguesa no mundo” e, ao mesmo tempo, revela o resultado do “trabalho de investigação bioarqueológica” que tem vindo a ser realizado por equipa de investigadores na necrópole de Sarilhos Grandes.

“No final, certamente, vai descobrir coisas únicas sobre o nosso património e sobre a importância da sua conservação e salvaguarda, para que todos possamos deixar um legado às gerações futuras”, promete a autarquia, em jeito de apelo à participação na actividade.

A iniciativa, acrescenta a edilidade, “é gratuita, com transporte incluído, mediante marcação prévia para o email [email protected] ou pelo telefone 21 232 78 67”.

- PUB -

Recorde-se que este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios adoptou como tema o “Património e Paisagem Rural”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -