25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAutarquia propõe viagem ao património histórico de Sarilhos Grandes

Autarquia propõe viagem ao património histórico de Sarilhos Grandes

Programa contempla visitas à Igreja de São Jorge, Ermida de Nossa Senhora da Piedade e à exposição patente na Galeria Municipal

 

- PUB -

 

Dar a conhecer “o património existente” no concelho do Montijo e “as vivências” que lhe estão associadas é o objectivo da iniciativa “À descoberta de… Sarilhos Grandes e a Expansão Portuguesa” que a Câmara Municipal propõe para o próximo dia 18, entre as 10h00 e as 12h00, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A iniciativa contempla uma “visita guiada à Igreja de São Jorge, à Ermida de Nossa Senhora da Piedade e espaço envolvente destes locais de culto em Sarilhos Grandes, onde há preciosos contributos para a história local e nacional”, revela a autarquia, adiantando que o programa ficará concluído com uma deslocação à Galeria Municipal no Montijo.

- PUB -

Na Galeria Municipal, os participantes visitarão a exposição ‘Sarilhos Grandes entre Dois Mundos: o Oriente e o Ocidente’. A mostra desvenda “a ligação dos sarilhenses à expansão portuguesa no mundo” e, ao mesmo tempo, revela o resultado do “trabalho de investigação bioarqueológica” que tem vindo a ser realizado por equipa de investigadores na necrópole de Sarilhos Grandes.

“No final, certamente, vai descobrir coisas únicas sobre o nosso património e sobre a importância da sua conservação e salvaguarda, para que todos possamos deixar um legado às gerações futuras”, promete a autarquia, em jeito de apelo à participação na actividade.

A iniciativa, acrescenta a edilidade, “é gratuita, com transporte incluído, mediante marcação prévia para o email [email protected] ou pelo telefone 21 232 78 67”.

- PUB -

Recorde-se que este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios adoptou como tema o “Património e Paisagem Rural”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -