25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadePreservação ambiental de Vale Zebro em reflexão na Mata da Machada

Preservação ambiental de Vale Zebro em reflexão na Mata da Machada

O seminário Life Biodiscoveries “Restauro de Ecossistemas” traz à Mata da Machada um debate sobre Vale de Zebro e outros exemplos nacionais inovadores na preservação ambiental

 

- PUB -

 

 

 

- PUB -

A Câmara Municipal e a associação de conservação da natureza “Montis” apresentam no dia 11 de Maio o 9º Seminário do Projeto Life Biodiscoveries subordinado ao tema “Restauro de Ecossistemas”. Uma iniciativa gratuita, cujos donativos são revertidos a favor da campanha de crowdfunding “Como coisa que nos é cedida”.

A partir das 9h00 o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada, no Barreiro recebe o evento com enfoque e reflexão sobre activos ambientais próximos ao Barreiro e exemplos nacionais de sucesso.

A abertura está a cargo do vereador Bruno Vitorino, responsável pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética da Câmara Municipal do Barreiro. Segue-se uma apresentação sobre a Rede Portuguesa de Restauro Ecológico, a cargo da investigadora Alice Nunes, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

- PUB -

Pelas 10h00, Akli Benali, investigador do Instituto Superior de Agronomia, apresenta o Projecto para Álvares. Uma localidade que é exemplo de resiliência no combate e prevenção de incêndios florestais.

Também a localidade de Monte Redondo e o seu projecto de preservação ambiental vai estar em destaque por Jorge Neves, como exemplo de recuperação depois dos incêndios que devastaram o concelho de Arganil.

O Projecto REDUNA, que visa a recuperação das dunas das praias de S. João da Caparica é apresentado pelas 11h00, por Patrícia Silva e Filipe Tavares Soares. E Joni Vieira apresenta Montis: um novo destino para um mar de giestas, pelas 11h00.

As apresentações agendadas para o período da manhã encerram com enfoque no Barreiro, através do projecto LIFE Biodiscoveries: A renaturalização da ribeira do Zebro. Uma do ambientalista Mauro Hilário, que aborda a importância de controlar espécies invasoras na flora de Vale de Zebro, de modo a preservar a mata endógena daquela área.

O seminário encerra com uma discussão em andamento ao longo da ribeira do Zebro, com avaliação das opções de gestão, a realizar entre as 14h00 e as 16h00.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -