29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeProjecto do IPS apontado como exemplo de práticas inovadoras

Projecto do IPS apontado como exemplo de práticas inovadoras

Com o objectivo de gerir informação, o projeto DECIdE  em desenvolvimento no IPS, acabou de ser reconhecido como uma ferramenta de gestão eficiente, num evento que decorreu no âmbito do Mês da Inovação

 

- PUB -

O projeto DECIdE, coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foi um dos exemplos de práticas inovadoras na Adminstração Pública apresentados na passada terça-feira no Teatro Thalia, em Lisboa. Este projecto promete ser uma gestão mais eficiente e sustentável dos serviços públicos de abastecimento de água.

 

A apresentação, que decorreu no âmbito do Mês da Inovação, promovido pelo INA – Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, ficou a cargo de Raquel Barreira, docente da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), que descreveu a evolução do trabalho e os pontos fortes deste projeto.

- PUB -

 

Já próximo da sua conclusão, o DECIdE está a desenvolver uma plataforma agregadora dos diversos sistemas de informação de que as entidades gestoras já dispõem. Além da vantagem da centralização de dados, permite também o cálculo de alguns indicadores importantes, tais como o balanço energético e o balanço hídrico, o que torna possível às entidades uma avaliação das suas perdas de água e eficiência energética.

 

- PUB -

O projeto, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Beja e o Instituto Superior Técnico, está actualmente em fase de testes do protótipo por parte de cinco entidades gestoras também parceiras, nomeadamente as câmaras municipais do Barreiro, Montemor-o-Novo,  Palmela e  Reguengos de Monsaraz e a empresa municipal Infraquinta.

 

“Este foi já um passo importante, mas para um melhor apoio à decisão ainda são necessárias ferramentas mais avançadas”, referiu a docente, realçando a importância de um outro projecto, o WISDom – Sistema Inteligente de Dados de Água, também coordenado pelo IPS e que vem complementar o primeiro.

 

Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar que combina conhecimentos técnicos de sistemas de abastecimento de água com conhecimentos de ciências de dados, o projecto WISDom “está actualmente a melhorar o protótipo resultante do projeto DECIdE”, ao permitir, por exemplo, o tratamento de séries de dados e categorização de consumidores, a previsão de consumos e parâmetros de qualidade da água, a deteção e localização de rupturas e a identificação e caracterização de eventos anómalos, como consumos ilícitos e desgaste do contador, entre outros, enumerou a docente.

 

Desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja e empresa municipal Infraquinta, o projeto WISDom é uma das iniciativas de investigação apoiadas pelo Governo, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na área da investigação em inteligência artificial e ciência de dados na Administração Pública.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -