25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeChakall escolhe Lagoa de Santo André para entrar no mercado turístico

Chakall escolhe Lagoa de Santo André para entrar no mercado turístico

Primeiro projecto turístico do chef argentino será um alojamento local com nove suítes e um restaurante. Espera-se que esteja pronto em 2020, fruto de um investimento de meio milhão de euros

- PUB -

 

O chef argentino Chakall, dono de vários restaurantes na Grande Lisboa, escolheu a Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, para abrir o seu primeiro projecto no sector hoteleiro. Segundo avançou a O SETUBALENSE, será um alojamento local com nove quartos e um restaurante situado na Lagoa de Santo André. O projecto prevê um investimento de meio milhão de euros, segundo a autarquia, e tem data prevista de conclusão para 2020.

 

- PUB -

O alojamento vai nascer a partir da estrutura do restaurante que já existe, perto das dunas da praia, e que Chakall comprou com um sócio, dando-lhe o nome de Otto Ficsh – o seu primeiro restaurante de peixe – no final de julho. As nove suítes (quartos com casa de banho privativa), distribuídas por dois pisos e o restaurante com terraço (cujas obras deverão começar no fim deste ano) ocuparão uma área de 600 metros quadrados.

 

O projecto ainda está em fase de desenvolvimento e licenciamento, revelou o chef, mas a ideia “é a própria construção ser sustentável”, através da colocação de painéis solares para a obtenção de energia eléctrica, por exemplo, e da utilização de materiais amigos do ambiente. Algo que, para Chakall, faz sentido tendo em conta a localização e beleza natural da lagoa. “Aqui há sol o ano inteiro, estrategicamente é fantástico”, disse.

- PUB -

 

Junta e Câmara aplaudem investimento

 

“Estamos numa zona de excelência em termos turístico e que queremos que saia reforçada e é precisamente este tipo de investimentos que podem catapultar a região para esse desenvolvimento extra”, disse David Gorgulho, presidente da Junta de Freguesia de Santo André, em reacção ao investimento anunciado. “Acho que este investimento do Chakall vai-nos permitir entrar no mapa em Portugal e no estrangeiro”.

 

Opinião unânime tem Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. “Estamos a falar de um rosto da gastronomia a nível nacional e internacional. O facto de ele vir aqui fazer este investimento na costa de Santo André, no município de Santiago do Cacém, obviamente que é uma mais-valia”, afirmou o autarca.

 

Chakall promove Alentejo na Alemanha, Áustria e Suíça

 

O anúncio do investimento no restaurante e futuro alojamento turístico foi feito por Chakall à margem de um evento que juntou jornalistas estrangeiros, um operador turístico alemão e a Agência de Promoção Turística do Alentejo no lançamento de uma parceria com vista à promoção do Alentejo na Alemanha, Áustria e Suíça.

No âmbito dessa iniciativa, Chakall – escolhido por ser uma figura mediática naqueles países, ter nacionalidade argentina e ascendência alemã – irá participar como embaixador do Alentejo em showcookings em Portugal e na Alemanha, em feiras mundiais e numa “grande campanha online”, durante três anos.

 

A parceria junta a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, o operador turístico Olimar Reisen e o chef. “A Olimar é um dos principais operadores turísticos da Alemanha para Portugal, desde 1972, e a agência trabalha com eles desde há pelo menos 15 anos”, justificou Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, em declarações a O SETUBALENSE.

 

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -