26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeEscritores vão falar do que sabem

Escritores vão falar do que sabem

O autor publicou as primeiras obras aos 60 anos. Vejamos se foi um tempo perdido ou um tempo a recuperar

 

- PUB -

Os Volumes I e II de “Guardadores de Memórias”, de Roberto Pereira Rodrigues, vão ser apresentados na próxima sexta-feira, a partir das 18h00, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita. A missão foi confiada a um conhecido escritor, também  açoriano, João de Melo, autor de obras tão belas como “O Meu Mundo não É Deste Reino” ou “Os Navios da Noite”. Esta é mais uma iniciativa que se inscreve no quadro das “Conversas Com a Escrita”, programa de divulgação literária lançado há anos pela Câmara do Seixal.

“Guardadores de Memórias” é a primeira obra do autor, que chegou a este mundo no dia 15 de Agosto de 1958, na Ilha de S. Miguel dos Açores.  Sobre ela diz João de Melo: “ A escrita destes textos repentistas, feita de instantes fugazes e de imagens de ocasião, confirma a vivacidade criativa do nosso povo em matéria de uma expressão linguística própria, que todos recordamos da infância, da pobreza e das nossas casas familiares — tanto na Maia como em Rabo de Peixe, na Ribeira Quente ou mesmo em todo o concelho do Nordeste. Lá estão e por lá perduram estes mesmos e outros “Guardadores de Memórias” do povo. Disso se ocupa este segundo volume de narrações, em linha com o primeiro (de 2018). O autor designa-os por “contos”.

Onésimo Teotónio Almeida, ainda outro açoriano consagrado à escrita literária, salienta que as estórias contidas em “Guardadores de Memórias” oferecem-nos um retrato global de um microcosmo (…) num tempo que hoje parece de outro milénio (…) mas que ainda existia há cinquenta anos”.

- PUB -

Mas voltemos a João de Melo: “Não ficam na memória da nossa leitura deste livro nem grandes feitos, nem enredos notáveis, nem efeitos de ficção. Retemos, sim, a autenticidade de uma literatura com tempo e lugar, da qual nos sobram a escrita fluente de Roberto Pereira Rodrigues (a escrita própria, dele mesmo, e aquela que ele transcreve).
Atrevo-me a chamar textos casuais a esta escrita sobre o quase-nada ou coisa nenhuma do tempo que passa sobre casas, ruas e pessoas».

Acompanham João de Melo, nesta apresentação literária, Custódia Rebocho, Fernando Rodrigues e Suzete Câmara.

Ninguém dará o tempo por perdido. É a conclusão que se poderá tirar, desde já, pelas palavras que ouvimos de quem sabe o que diz.

- PUB -

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -