26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMúsica barroca e chocolate na Ermida de São Sebastião

Música barroca e chocolate na Ermida de São Sebastião

A proposta é ouvir música da época barroca e viajar por sabores a chocolate numa sinfonia de sensações exóticas

 

- PUB -

O Festival Sons de Outono – Música nas Igrejas de Almada avança para o seu quinto concerto. É no sábado, às 19h00, com entrada livre, na Ermida de São Sebastião, em Almada. A proposta é uma apresentação exótica e arriscada da música barroca e alguns sabores doces.

Sweet! Chocolate e a Música Barroca Francesa. Desde que o cacau chegou a Portugal, vindo da América do Sul, o chocolate tornou-se moda e desejo de posse pelos mais nobres.

A magia dos chocolatiers, que incitou a procura dos melhores ingredientes no continente americano, introduziu a arte de transformar os grãos amargos de cacau em chocolate e forneceu às cortes europeias, no mesmo período da música barroca, uma nova alegria e satisfação.

- PUB -

Inspirado nestes factos, este programa “deve ser apreciado como o chocolate para o nosso paladar: uma sinfonia de sensações exóticas apresentado neste período da música ocidental, num ambiente de descobertas e exuberâncias”, sugere a autarquia.

Com obras representativas de compositores como Couperin, Charpentier ou mesmo Marais, o grupo Caprice Ensemble procura trazer a Almada o sabor da época. O grupo formado pelo maestro, compositor e solista Matthias Maute apresenta-se com instrumentos da época barroca.

O Caprice Ensemble é conhecido pela abordagem inovadora e aventureira das formas de interpretação, e já fez apresentações em inúmeros festivais de prestígio, tais como o Festival Internacional Felicia Blumental, o Musikfestspiele Potsdam Sanssouci, o Regensburg, o Festival Hãndel-Festspiele ou o Festival Stockstadt.

- PUB -

Gravaram mais de vinte álbuns para a editora Analekta, obtiveram vários prémios e uma recomendação “brilhante” da revista Gramophone.

Durante os últimos dois anos, os Caprice Ensemble realizaram mais de 100 em cinco países em três continentes, apresentando-se em onze festivais, incluindo a América Latina, China e África.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -