26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMAEDS apresenta “Let me tell you about…”

MAEDS apresenta “Let me tell you about…”

Com curadoria de Joaquina Soares, directora do MAEDS, e de Ana Lima-Netto, artista, membro da direcção e professora da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, a exposição junta professores e alunos, artistas de renome e artistas emergentes

A exposição de arte contemporânea “Let me tell you about”, patente no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, até ao dia 4 de Janeiro de 2020, dá a conhecer trabalhos realizados pelos alunos do Atelier Experimental 2018-2019 da Sociedade Nacional de Belas Artes e por artistas convidados oriundos da mesma instituição.

- PUB -

 

“Achámos que seria interessante apresentar os trabalhos dos alunos do Atelier Experimental 2018-2019 e acrescentámos uma outra dimensão. Juntámos os alunos do atelier, que são artistas emergentes, pessoas com muito talento, e cuja qualidade dos trabalhos é muito alta, a artistas consagrados, que até já deram aulas na Sociedade Nacional de Belas Artes e têm obra reconhecida, para dialogarem entre si”, começa por dizer Joaquina Soares, directora do MAEDS e curadora, a par de Ana Lima-Netto, da exposição colectiva, a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO.

 

- PUB -

“Atendendo à história e vocação do MAEDS, muito virada para a educação e para a difusão cultural, quisemos dar a esta mostra também a dimensão de encontro de mundos diversos, de ligação entre o aprender e o ensinar, da transmissão do conhecimento, da informação e da experiência”, adianta, defendendo a importância da formação ao longo da vida e considerando que “aprender e ensinar são aspectos cruciais nas nossas sociedades”.

 

Mestres e artistas emergentes lado a lado na escola e na vida

- PUB -

Com Ana Lima-Netto, professora da Sociedade Nacional de Belas Artes e também curadora da exposição, Jaime Silva, vice-presidente da SNBA, Maria Gabriel e Rosa Nunes como artistas convidados, a exposição, organizada pelo MAEDS em parceria com a SNBA, encontra-se dividida em quatro núcleos nos quais mestres e artistas emergentes apresentam lado a lado os seus trabalhos, em pintura, escultura e fotografia, sobre temas distintos.

 

“A meu ver, é muito bonito e muito democrático ter trabalhos de autores da SNBA, já com obra realizada, ao lado de trabalhos de artistas emergentes, também saídos da mesma associação, que muitos deles já fizeram a sua carreira profissional e decidem agora realizar-se numa área do domínio das artes de que sempre gostaram. Queríamos também desmontar o conceito habitual das exposições e mostrar que os artistas já com obra também podem estar com quem começa”, refere.

No total, entre os dois pisos do MAEDS, a exposição conta com obras de quatro mestres e 16 artistas, num “diálogo entre mestre e aluno, fora do contexto de aulas, no momento da exposição”. De acordo com Joaquina Soares, “os artistas convidados dialogam com os artistas emergentes fora da ‘sala de aulas’ e essas conversas podem até ser audíveis para os visitantes mais atentos”.

 

Ana Costa Gomes, Ana Wever, Antonieta Martinho, António Ventura, Clara Nunes, a setubalense Dália Vale Rêgo, Eunice Lopes, Gilda Carmona, Helena Vantache, Ilda Felizardo, Isabel Ceia, Joaquim Silva Dias, Luísa Freitas, Manuela Ducla Soares, Nani Valente e Rosa Areias são os alunos do Atelier Experimental da Sociedade Nacional de Belas Artes que trazem até ao MAEDS as suas histórias, as suas formas de expressão, a sua arte – numa atmosfera de partilha que esteve na base da exposição e se consegue sentir ao visitá-la.

 

Sobre o nome que apresenta a exposição, Joaquina Soares explica que “estas pessoas, quando vêm expôr, querem dizer algo e querem dizê-lo a alguém. Cada um dos autores tem uma história a contar a propósito do seu trabalho e penso que, por isto, ‘Let me tell you about…’ foi o título perfeito neste contexto, uma vez que não tínhamos nenhuma temática subjacente”.

 

Para o futuro, há a intenção de realizar uma exposição com estas características bianualmente, “mostrando que não há barreiras e que os mestres podem estar ao lado dos artistas emergentes, dos seus alunos, não só na escola como na vida”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -