26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeArtes e desporto despertam para a inclusão

Artes e desporto despertam para a inclusão

Sessões de cinema, acções de formação, jogos adaptados e a iniciativa “Jantar às Cegas” fazem parte do programa Semana Temática da Deficiência

 

- PUB -

A 11ª edição da Semana Temática da Deficiência tem início de 1 a 9 de Dezembro. O evento organizado pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, tem início pelas 10h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com a sessão cinematográfica intitulada “Cineautismo”. Um momento dedicado a crianças e jovens com perturbações do espectro do autismo.

Ao longo desta edição, o cinema volta a estar em destaque com a exibição do filme “A Família Belier”, agendada para dia 8, no Espaço 50 Cuts, próximo à Sé de Setúbal, pelas 16h00, também com entrada gratuita.

O “Dia Aberto dos Jogos Adaptados”, destinado à comunidade educativa, realiza-se no dia 3, entre as 09h00 e as 18h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com actividades de boccia, goalball, basquetebol em cadeira de rodas, slalom em cadeira de rodas e percursos com guia para cegos.

- PUB -

No mesmo dia, entre as 10h00 e as 17h00, na placa central da Avenida Luísa Todi e no centro comercial Alegro Setúbal, a população tem a oportunidade de realizar rastreios gratuitos de prevenção da doença renal.

Um “Jantar às Cegas”, que desafia participantes, sem quaisquer problemas visuais, a ter uma refeição totalmente privados de luz, é servido no dia 5, pelas 20h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Uma iniciativa gratuita, porém com vagas limitadas.

Seguem-se, no dia 7, pelas 17h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, apontamentos culturais com a peça “História(s)”, pelo Grupo PensarTeatro, da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, e com um concerto pelo Ensemble Juvenil de Setúbal.

- PUB -

Segundo a Câmara Municipal de Setúbal, que integra o Grupo Concelhio para as Deficiências, “a 11ª Semana Temática de Deficiência, representa um programa de sensibilização da comunidade para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiência e de promoção dos valores de tolerância, solidariedade e respeito pelos outros, que conta com a parceria de várias entidades, propõe ainda um alargado conjunto de acções de formação destinadas à comunidade educativa e técnicos e cuidadores de saúde”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -