23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeGuta de Carvalho lança novo livro no Museu Industrial da Baía do...

Guta de Carvalho lança novo livro no Museu Industrial da Baía do Tejo

A nova obra do fotógrafo, apoiada pelo parque empresarial Baía do Tejo e pela câmara municipal, inclui imagens captadas pela sua lente em vários passeios dados pela zona ribeirinha da cidade e textos de algumas pessoas importantes na vida do artista.

 

- PUB -

O fotógrafo barreirense Guta de Carvalho, lançou ao final da tarde da última segunda-feira, no Museu Industrial da Baía do Tejo, o seu mais recente livro intitulado “BARREIRO – PHOTOGRAPHIAS”, numa obra apoiada por aquele parque empresarial e pela câmara municipal, que reuniu no espaço vários amigos e figuras do concelho.

De acordo com o arquitecto Sérgio Saraiva, da Baía do Tejo, este tipo de territórios têm sempre uma apetência muito grande para a atracção de artistas que não só ocupam espaços que estão devolutos, mas que “reinterpretam o território deste parque empresarial, com um duplo ganho que temos”. Para o responsável, exemplos como o facto dos estúdios do fotógrafo ou do artista de arte urbana VHILS estarem ali situados, permitem “trazer actividades económica, mais gente, com movimento e novas identidades, mas também novas leituras para aquela zona de forma criativa”.

- PUB -

 

“Trata-se de um processo que começou mas que é evolutivo e que tem o objectivo de trazer mais notoriedade” àquela zona do Barreiro. Como exemplos, Sérgio Saraiva destaca a existência no local do arquivo da Associação Efémera, da associação cultural Hey! Pachuco e da galeria do projecto PADA Estúdios, que no seu entender confirma que “começamos a ter uma massa crítica já bastante interessante, que nos permite afirmar que estamos a caminho da criação do conceito de um ‘cluster’ criativo no parque, que conta com várias empresas desta área ligadas ao conhecimento”, disse. O arquitecto revelou ao jornal O SETUBALENSE que a Baía do Tejo quer ainda “envolver mais associações e artistas locais com os quais estamos em negociações, caso da presença do pintor Kira, numa parceria com o município do Barreiro”.

 

- PUB -

O zona provisória onde está instalado Guta de Carvalho, que o parque está presentemente a reabilitar e que quer tornar definitivo junto à zona onde se encontra o VHILS Estúdio, enquadra-se numa estratégia que passa por levar os próprios artistas a apropriarem-se dos espaços existentes. “Queremos dar as condições certas à sociedade civil para que as coisas aconteçam, tal como sucede com a PADA Studios”, exemplificou, onde têm lugar múltiplas actividades tais como exposições e workshops. O responsável adianta que este modelo de negócio da área da criatividade está a florescer e “já trouxe cerca de 30 pessoas de várias nacionalidades ao concelho, que de outra forma nunca aqui viriam”. A administração da Baía do Tejo ainda não está satisfeita com os passos dados e por isso afirma que “queremos mais, para atrair novos talentos e é com esse objectivo que estamos a criar as bases para que sejam os próprios artistas a nos procurar”.

 

“Faço o que gosto e dou sempre o meu melhor”

 

Para Guta de Carvalho, que teve como inspirador o fotógrafo Augusto Cabrita e que se dedica a esta actividade desde os 12 anos, a imagem que ilustra a capa do seu novo livro retrata a zona de Alburrica que afirma ser o seu ”porto de abrigo”. Sempre que se ausenta, o artista confessa sentir a falta do passeio por aquela zona ribeirinha, para que a lente da sua máquina possa captar os momentos de forma espontânea. “Como faço a paginação dos meus próprios livros, passo a ser um crítico de um fotógrafo que já não sou eu e posso criar um certo distanciamento”, explicou. Uma situação que lhe dá uma vantagem na avaliação dos seus trabalhos. O autor da obra referiu ainda nunca ter participado num concurso de fotografia e que não importa o tipo de máquina que utiliza. “Faço o que gosto e dou sempre o meu melhor”, destacou.

 

Por Luís Geirinhas

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -