19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeVoluntiir promove feira do voluntariado na Casa do Largo

Voluntiir promove feira do voluntariado na Casa do Largo

Organizações e instituições sem fins lucrativos mostram projectos e oportunidades de voluntariado existentes na região

 

- PUB -

A terceira edição da Feira de Voluntariado chega este fim-de-semana à Casa do Largo. Entre as 10h00 e as 18h00, com apresentação da plataforma Voluntiir a acontecer pelas 11h30, será possível visitar o auditório e conhecer as organizações e instituições sem fins lucrativos, os projectos e as oportunidades de voluntariado existentes na região.

 

“O objectivo desta feira é envolver a população com a temática do voluntariado e demonstrar que existem muitas formas de se ser voluntário”, começa por dizer Raquel Gomes, da Voluntiir, a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO. “Por isso, convidamos qualquer pessoa que tenha interesse pela temática do voluntariado e que gostasse de investir o seu tempo a ajudar uma causa em que acredita a estar presente nesta iniciativa. Numa vertente offline, será possível interagir com as associações, esclarecer dúvidas e até inscrever-se directamente como voluntário/a”, adianta.

- PUB -

 

Com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e do Gabinete de Juventude da mesma para a sua organização e divulgação, a terceira Feira de Voluntariado, promovida pela Voluntiir, cooperativa de solidariedade social sem fins lucrativos, conta com a presença de várias instituições e com uma oferta variada de oportunidades de voluntariado no âmbito social, ambiental e internacional.

 

- PUB -

A APPACDM, o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, a Inovar Autismo ou a ONG From Kibera With Love são alguns dos participantes confirmados para a edição deste ano.

 

Iniciativa pioneira na cidade liga entidades e voluntários

Promover o voluntariado, o seu impacto directo na comunidade e a sua importância como forma de desenvolvimento pessoal, académico e profissional faz parte da missão da Voluntiir.

 

A realização desta feira de voluntariado é uma iniciativa pioneira na cidade de Setúbal, uma vez que nunca antes se tinha realizado um evento com foco exclusivo no voluntariado e na amostra das oportunidades que se encontram disponíveis na região.

 

As duas edições anteriores da Feira de Voluntariado de Setúbal contaram com a participação de mais de 700 pessoas, que no evento procuraram encontrar a oportunidade de voluntariado à sua medida. Assim, segundo a Voluntiir, entidade organizadora da feira, “as edições anteriores foram consideradas um sucesso, com visitantes de Lisboa, Montijo, Barreiro ou Sines, incluindo utilizadores da nossa plataforma online que desejavam interagir pessoalmente com as organizações e perceber melhor as oportunidades de voluntariado disponíveis e qual o tipo de voluntariado mais adequado”.

 

Fazendo o balanço do trabalho realizado ao longo destes anos, Raquel Gomes diz ainda que as instituições e os voluntários “têm demonstrado bastante interesse e satisfação com estas iniciativas, uma vez que lhes conferem uma perspectiva mais real e humana no contacto directo com as pessoas”.

 

No que diz respeito ao futuro, a Voluntirr pretende continuar a optimizar a sua plataforma online e introduzir novas ferramentas para que as instituições consigam recrutar voluntários, os utilizadores individuais consigam fazer a sua inscrição em oportunidades de voluntariado à sua medida e tudo aconteça da melhor forma.

 

Em suma, “queremos descomplicar o voluntariado e garantir que está à distância de um clique para os  nossos utilizadores”, explicam. Ou, numa perspectiva offline, a Voluntiir quer “continuar a dinamizar eventos de cariz solidário na região, com vista a promover o voluntariado e as instituições inscritas na plataforma”, concretizando este objectivo através de feiras de voluntariado, de palestras em escolas e universidades ou da criação de jogos e desafios para jovens – tudo a acontecer dentro da temática do voluntariado.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -