26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeProcessos urbanísticos no Barreiro passam a ser entregues em formato digital

Processos urbanísticos no Barreiro passam a ser entregues em formato digital

Autarquia barreirense quer estender medida a todos os serviços municipais e criar Balcão Único Móvel. Desmaterialização de documentos melhora serviço, que passa agora a ser mais rápido.

 

- PUB -

 

Os processos urbanísticos da Câmara do Barreiro passaram a ser todos digitais no âmbito da implementação da solução informática “ePaper”, que a partir de agora permitirá àquela autarquia avançar com a desmaterialização de documentos através de uma aplicação desenvolvida pela empresa MIND, que possibilitará a entrega pelos munícipes, requerentes e projectistas de todos os documentos em formato digital, substituindo deste modo a utilização do papel, à semelhança do que está a ser feito por outras autarquias da península de Setúbal.

Durante a sessão de apresentação desta nova forma de recepção e validação online dos processos, Rui Braga, vereador que tutela o Gabinete de Informática e Novas Tecnologias, revelou ao jornal O SETUBALENSE que a autarquia “fez um investimento de 600 mil euros em 2019, entre outros, na aquisição de material e formação, num esforço para permitir esta capacidade de resposta, na qual vamos continuar a apostar”. O vereador recorda que o município está desde há algum tempo, internamente, a preparar-se para a modernização autárquica através da digitalização e desmaterialização “numa guerra ao papel”, aquando da formalização deste tipo de documentos. “A nossa capacidade de resposta vai ser muito mais rápida e a apreciação de processos será mais transparente e eficaz com a introdução destas novas tecnologias”, destaca, tendo assinalado que “estamos a trabalhar há cerca de um ano para que isto se torne possível”.

- PUB -

Naquela que foi também a primeira reunião sobre o assunto, Rui Braga realçou a importância do encontro para as dezenas de interessados que marcaram presença no auditório da Biblioteca Municipal. “É preciso que todos nós passemos a palavra e consigamos perceber a importância e rapidez desta ferramenta para o concelho”, objectivo que considera ser uma das prioridades do actual executivo na sequência do “assédio e da vontade de construir e investir no Barreiro. A capacidade de resposta da nossa cidade e dos nossos técnicos a processos de urbanismo é fundamental para não perdermos investimento e conseguirmos evoluir, não apenas no que toca à habitação, mas em todas as frentes”, nomeadamente ao nível do comércio e à instalação de novas empresas.

“Este tipo de ferramentas vai permitir à autarquia poder analisar e tomar uma decisão num curto espaço de tempo, algo que é fundamental no actual contexto de investimento na margem sul”, explicou, tendo em conta que na sua perspectiva vai possibilitar “a criação de emprego, a reformulação do nosso parque urbano e termos uma oferta completamente nova”, garante. A título de exemplo, o vereador considerou uma boa notícia o facto de há pouco tempo terem sido vendidos os terrenos situados na freguesia da Verderena, que permitem a construção de 560 fogos de habitação. “Este tipo de investimento é muito importante, assim como o facto de várias empresas quererem se instalar no concelho. Acopladas a elas surge um processo de construção e de enquadramento urbanístico nos instrumentos de gestão do território”, sublinha, adiantando que “a realidade que vai passar a existir é totalmente diferente daquela que tínhamos até esta data”. O próximo objectivo da autarquia passa por “consultar processos e avançar com a submissão de requerimentos no âmbito de todos os serviços municipais” até ao final de 2020.

Medida simplifica e sistematiza processos

- PUB -

Para o presidente Frederico Rosa, ao avançar com esta medida, a autarquia “potencia a melhoria dos serviços prestados por permitir a simplificação e sistematização dos processos” e ao mesmo tempo está a reduzir para poucos minutos a entrada de elementos no sistema, garantindo todas as tarefas necessárias para o “manuseamento, análise, apreciação e cálculos associados aos projectos com segurança total e máximo rigor”. Segundo o autarca, o novo processo é sinónimo de “mais transparência, menos papel e melhor ambiente”, estando incluídos todos os pedidos enquadrados no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE), bem como os respeitantes a diversas actividades económicas, que obedecem a determinadas especificidades técnicas.

Outra das medidas previstas é a criação do Balcão Único Móvel. De acordo com o vereador Rui Braga, “queremos ter os serviços camarários descentralizados em todos os cantos da freguesia, inclusive com a possibilidade de termos um enfermeiro a bordo e prestarmos outro tipo de relação com o munícipe”, realçando que se trata de algo “que nos vai custar pouco mais de 100 mil euros e vai acrescentar este chapéu de modernização” ao Barreiro. Recorde-se que as soluções criadas pela MIND já levaram a autarquia barreirense a receber no ano passado o galardão de Inovação Tecnológica.

Por Luís Geirinhas

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -