27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedade“2020 não podia começar mais promissor com o novo Centro de Saúde...

“2020 não podia começar mais promissor com o novo Centro de Saúde da Baixa da Banheira”

Palavras são de Nuno Cavaco, presidente da União de Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira. Em 2021 a nova Unidade de Saúde Familiar estará a receber mais de 30 mil utentes

 

- PUB -

A construção do novo centro de saúde da Baixa da Banheira está finalmente a avançar no terreno. Segundo Nuno Cavaco, presidente da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, a nova Unidade de Saúde Familiar “é a grande conquista de 2019 e o grande passo de 2020, depois de quase 30 anos de espera. Por isso o ano não podia começar mais promissor”.

Depois da assinatura do auto de consignação da obra entre a Câmara Municipal
da Moita e a empresa Betonit – Engenharia e Construções S.A., no início deste mês, “agora as máquinas já andam no terreno e na próxima semana a obra já estará a todo o gás”, explica o autarca.

O equipamento está a ser edificado na zona sul da Baixa da Banheira, junto à Rotunda 25 de Abril e deve estar concluído dentro de 18 meses, prevendo-se que em 2021 já esteja a servir uma população de cerca de 30 mil e 400 utentes.

- PUB -

Acção do município foi essencial para avanço do projecto Para que o projecto avançasse, depois de décadas de espera e reivindicações dos utentes, o município da Moita cedeu gratuitamente, em regime de direito de superfície, o lote de terreno onde será construído o novo centro de saúde.

E embora a responsabilidade da construção deste equipamento seja exclusivamente do
Ministério da Saúde, a Câmara Municipal assumiu os encargos com a elaboração dos projectos das especialidades, a coordenação da fiscalização técnica da empreitada, os encargos com os arruamentos, arranjos exteriores, estacionamentos, infra-estruturas e respectivas ligações de água, esgotos, electricidade e telefone. Um investimento camarário no valor de 335 mil euros, para além do valor do terreno.

No total entre o investimento da Câmara e fundos do Programa Operacional da Região de Lisboa – FEDER, o equipamento da Saúde vai custar 2 milhões e 444 mil euros. Um valor apenas possível alcançar devido ao contrato-programa celebrado entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

- PUB -

“A nossa vila será palco de muitas mudanças”

Também para 2020 está previsto o início da requalificação da Avenida 1º de Maio entre a Baixa da Banheira e o Vale da Amoreira. “Esta será a prioridade em termos de acessibilidades”, afirma Nuno Cavaco.
“Mas tal como o presidente da Câmara municipal [Rui Garcia] já referiu a Baixa da Banheira será palco de muitas outras mudanças nos próximos anos, entre elas a requalificação da Estrada Nacional 11”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -