27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeMontijo: Galeria Municipal recebe mostra colectiva de escultura e pintura

Montijo: Galeria Municipal recebe mostra colectiva de escultura e pintura

Exposição é inaugurada amanhã, 18 de Janeiro. Criações artísticas de Gil Maia, Pedro Figueiredo e Pedro Moreno Ramos vão poder ser apreciadas até final do próximo mês

 

- PUB -

“Memórias… sensações…” dá nome à exposição de pintura e escultura, da autoria de Gil Maia, Pedro Figueiredo e Pedro Moreno Ramos, que vai ser inaugurada amanhã, pelas 16h00, na Galeria Municipal do Montijo. A mostra reúne uma selecção de trabalhos dos artistas e vai estar patente ao público até 29 de Fevereiro.

“Numa parceria com a Galeria de São Mamede, estes três artistas plásticos convidam o público a deixar-se absorver e a participar num diálogo entre algumas criações artísticas seleccionadas pelos próprios, pintura frente a escultura, numa exploração de contrastes visuais marcados tanto pela escolha de materiais como pelas técnicas aplicadas, que apesar das suas naturezas distintas, se aproximam e convergem num discurso profundo sobre memória”, explica a Câmara Municipal do Montijo, em nota de Imprensa.
A autarquia apresenta ainda um breve currículo sobre os três autores.

“Gil Maia nasceu na Maia, em 1974. É licenciado em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Contemplado com 15 primeiros prémios de pintura (e várias menções honrosas), está representado em várias colecções, entre as quais a Colecção José Lima”.

- PUB -

Nascido no mesmo ano, mas na cidade da Guarda, Pedro Figueiredo “concluiu a licenciatura em Escultura, a pós-graduação em Comunicação Estética e o Mestrado em Artes Plásticas na Escola Universitária das Artes de Coimbra”. O artista está também “representado em diversas colecções”, quer públicas quer privadas, Espanha e Cuba, além de Portugal. Coimbra, Guarda, Cascais, Havana e Madrid são locais onde tem trabalhos patentes ao público.

Já Pedro Moreno Ramos é natural de Lisboa, tem 29 anos, e licenciou-se em Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde concluiu também o Mestrado em Escultura Pública. “Participa frequentemente em exposições internacionais e feiras de arte. Trabalha com a Galeria S. Mamede desde 2012 e colabora com regularidade com a We Arte”, destaca a autarquia.

“Memórias… sensações…” pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -