20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeCHBM avança com substituição da iluminação actual por tecnologia LED

CHBM avança com substituição da iluminação actual por tecnologia LED

Hospital Nossa Senhora do Rosário: Investimento de mais de 435 mil euros, no âmbito da segunda intervenção nesta área, permite poupança de energia

 

- PUB -

A iluminação actual do Hospital Nossa Senhora do Rosário (HNSR) está a ser substituída pelo Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) por nova tecnologia LED, ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que prevê “fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética”, num investimento de mais de 435 mil euros.

A intervenção decorre até ao próximo mês de Março e inclui a “substituição de todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED”, que oferece diversas vantagens sobre as demais tecnologias de iluminação, tais como um “baixo consumo de energia, vida útil longa e intervalos maiores de manutenção”, traduzindo-se assim em grandes benefícios económicos para aquela unidade de saúde.

De acordo com o CHBM, esta “é a segunda intervenção feita no âmbito do POSEUR, estando ainda previstas outras medidas, tais como a colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos”, para além da instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada” (GTC), novos ‘fan coils’ para climatização das enfermarias e substituição dos ‘chillers’ das Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e das caldeiras actuais por equipamentos considerados “mais eficientes”.

- PUB -

De salientar que o POSEUR tem como objectivo a “reconversão dos sistemas de produção energética no HNSR, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício, contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes da Instituição”. O centro hospitalar prevê que o investimento feito com recurso a este Programa venha a ter “um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45 por cento de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros ao ano”.

Luís Geirinhas

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -