29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaMoita promove participação portuguesa no Festival Marítimo de Pasaia

Moita promove participação portuguesa no Festival Marítimo de Pasaia

Feira Internacional de Turismo decorre até domingo em Madrid. O presidente da autarquia, Rui Garcia, foi convidado a participar na FITUR para promover o festival daquela localidade basca, que decorre entre 28 de Maio a 1 de Junho.

- PUB -

 

Com o objectivo de promover a participação portuguesa no Festival Marítimo de Pasaia, que se realiza na vizinha Espanha entre 28 de Maio e 1 de Junho, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, está presente na FITUR – Feira Internacional de Turismo, que está a decorrer em Madrid, desde esta quarta-feira até ao próximo dia 26, a convite da alcaldesa daquele município.

A presença do autarca naquele evento de turismo surge na sequência da participação da Associação Basca Albaola e de representantes do município de Pasaia no IV Encontro de Culturas Ribeirinhas, realizado em Outubro do ano passado, no concelho da Moita, tendo a autarquia sido convidada recentemente a visitar aquela localidade basca e a conhecer o trabalho ali realizado “na preservação do património naval, bem como o trabalho preparatório do Festival Marítimo de Pasaia que, em 2020, terá Portugal como país convidado”. Recorde-se que Rui Garcia foi recebido no passado mês de Dezembro, na sede do município espanhol, pela Alcaldesa Izaskun Gómez. Na ocasião, ambos os autarcas realçaram a “importância da história e tradição marítima que une as suas regiões e de um trabalho conjunto, através da participação no Festival Marítimo de Pasaia, no âmbito do projeto Moita Património do Tejo”.

- PUB -

Na edição de 2020 da FITUR, Portugal está representado pelas sete agências regionais de promoção turística e mais de 160 empresas. Só o stand português ocupa 915 metros quadrados, no Pavilhão 4, onde estão presentes 90 empresas nacionais. A presença portuguesa nesta feira internacional fica marcada pelo reconhecimento, por parte da Organização Mundial do Turismo, do Observatório de Turismo dos Açores e do Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve, que passam a integrar a sua Rede Internacional de Observatórios (INSTO).

Observatórios de sustentabilidade nas várias regiões

A criação de observatórios de sustentabilidade, nas diversas regiões do país, que permitam “um conhecimento aprofundado dos impactos da atividade no território e uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos, é um dos objetivos estratégicos do Turismo de Portugal, pretendendo contribuir para afirmar Portugal como líder internacional em matéria de sustentabilidade, uma das metas da Estratégia Turismo 2027”. Com a adesão e reconhecimento destes observatórios na rede de Observatórios da OMT, Portugal será o único país europeu com três observatórios na rede, que já integra projectos de Espanha, Croácia, Grécia e Itália. E o terceiro país do mundo com mais observatórios, depois da China (nove) e Indonésia (cinco).

- PUB -

Recorde-se que Espanha é “um mercado estratégico para Portugal, contabilizando 2,1 milhões de hóspedes até Novembro de 2019, um crescimento de 9,3 por cento relativamente ao período homólogo de 2018”, sendo também o primeiro mercado no conjunto da procura externa para o Norte, Centro e Alentejo, e o terceiro em Lisboa e nos Açores.

A atividade promocional em 2020 estará “ancorada na preservação e valorização económica do património cultural e natural de Portugal e que, ao ter subjacente nas suas iniciativas e acções os valores e princípios da sustentabilidade, contribuirá para o reconhecimento e afirmação de Portugal como destino mundial de referência”.

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -