27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeMorreu o general que se bateu pelo novo aeroporto na margem sul

Morreu o general que se bateu pelo novo aeroporto na margem sul

Morreu esta quinta-feira, aos 90 anos, José Lemos Ferreira. O general que bateu o pé ao governo socialista em 1996, quando este decidiu construir o novo aeroporto na OTA

 

- PUB -

O general José Lemos Ferreira morreu ontem, aos 90 anos. Ex-chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, ficou conhecido como o pai da era moderna da Força Aérea Portuguesa e protagonista do avistamento de um Objecto Voador Não Identificado (OVNI) em Setembro de 1957.

Nascido em Portalegre a 23 de Junho de 1929, o general, que agora residia em Setúbal entrou para o curso de aeronáutica em 1948, frequentou um curso de piloto nos Estados Unidos da América e desempenhou funções nas bases aéreas de Monte Real e do Montijo.

Um dos seus últimos actos públicos foi em Setúbal, em Outubro de 2018, na cerimónia em que a cidade homenageou os seus mais de 200 soldados que participaram na I Grande Guerra Mundial, na batalha La Lys, em França.

- PUB -

Senhor de “grande personalidade”, o General Lemos Ferreira é assim lembrado por Fidélio Guerreiro, que durante anos esteve à frente da Associação Empresarial da Região de Setúbal (AERSET), que ainda o relembra como “muito competente, correcto e lutador pelas suas convicções”, assim como de “grande rigor e ética”.

Foi esse carácter que Fidélio Guerreiro, actual presidente do movimento Pensar Setúbal, viu no general quando este esteve ao lado da posição da AERSET em cativar o novo aeroporto de Lisboa para a margem sul. Debateram-se argumento, foi criado um grupo de pressão e a opção pelo ‘lado certo’ ganhou força e venceu.

“Para o General Lemos Ferreira o novo aeroporto tinha de ficar [deste lado do Tejo], e não se pronunciava muito quanto ao local”, diz o ex-presidente da AERSET. Isto em 1996 quando surgiram a opção OTA ou Alcochete.

- PUB -

Até se chegar a esta decisão começou-se a caminhar na base de um estudo elaborado em 1978, que colocou em cima da mesa a construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa em Rio Frio, com duas opções de terreno, e uma terceira opção na OTA.
Depois de anos de debates sobre a localização desta infra-estrutura, em 1997 o ministro João Cravinho que detinha a pasta do Equipamento do Planeamento e da Administração do Território aprovou a opção OTA, em Alenquer, o que desagradou ao General José Lemos Ferreira. Mas com esta opção a revelar problemas técnicos e um elevado custo, os olhos acabaram por se colocar não em Rio Frio, mas sim em Alcochete, que começou a ter prioridade.

Pelo que conta Fidélio Guerreiro, para o general, que se embrenhou na luta pela localização do novo aeroporto em 1996, não havia questões a colocar porque “o seu único objectivo era que fosse na margem sul”, repete.

Entretanto, com os governos PS e PSD a embrulharem a construção em impasses, o actual Governo acabou por se posicionar numa quinta opção; a base área 6 no Montijo, onde tudo índica que será mesmo construído.

Aliás, esta poderá até ser uma sexta opção, uma vez que há quem lembre que a Costa da Caparica, também esteve na mira deste equipamento.

Ainda a reflectir sobre o caracter do General José Lemos Ferreira, o presidente do Movimento Pensar Setúbal conta que este, ainda enquanto jovem oficial, participou num concurso de aviação nos Estados Unidos da América e, entre 80 participantes de todo o mundo, Lemos Ferreira ficou em primeiro lugar. “Ele era assim, calado e extremamente exigente”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -