23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadePorto de Setúbal recebe mais navios cruzeiro

Porto de Setúbal recebe mais navios cruzeiro

O grande cruzeiro Le Lyrial abriu o Sado ao turismo de massas, agora vêm mais três a caminho. Para 2020 estão previstas novas escalas que prometem marcar a diferença no turismo da região.

 

- PUB -

O Porto de Setúbal vai receber mais três grandes navios cruzeiro em 2020, um plano que está a ser desenvolvido pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra. Mas estes não são os únicos navegadores que devem chegar à cidade este ano.

De acordo com Paulo Alcobia Portugal, capitão de Porto de Setúbal, “também está a ser desenvolvida com a APORVELA [Associação Portuguesa de Treino de Vela] uma parceria no sentido de trazer mais veleiros internacionais a Setúbal”.

O plano está a ser desenvolvido desde 2019, quando durante as celebrações da Semana do Mar, Alcobia Portugal, que havia acabado de assumir funções, confirmou a O Setubalense a possibilidade de Setúbal ter mais veleiros e outros navios internacionais a fazer escala no seu porto. “Transformando a cidade num porto de excelência, para a navegação internacional”.

- PUB -

Este plano é igualmente defendido por Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, que encara a escala feita pelo cruzeiro Le Lyrial, em Novembro passado, como “um ponto de viragem no turismo”.

Um turismo ainda mais voltado para o rio e o mar, no qual o Projecto de Melhoria das Acessibilidades ao Porto de Setúbal “é essencial para criar condições de navegabilidade num canal que facilmente fica assoreado e sempre teve dragagens, para que as conquistas comerciais fossem possíveis e acompanhassem o crescimento da cidade”, defende o autarca.

Este novo movimento no porto de Setúbal será também complementado através de mais movimento no Cais da Docapesca, “uma vez que a APSS e a autarquia estão a trabalhar em conjunto para que o espaço receba dinâmicas culturais ao longo de todo o ano e não apenas em períodos limitados, como a Semana do Mar. Novos espaços de restauração e negócios, também fazem parte deste plano, à semelhança do que é possível ver em outros portos”.

- PUB -

Requalificação do Mercado da Lota também fez parte da estratégia

No futuro, Rui Canas espera ver concretizado o plano no qual a autarquia e a APSS têm estado a trabalhar, mas destaca também parte da estratégia já concretizada.

A celebrar o seu primeiro aniversário, o Mercado do Rio Azul está ser preparado para receber novos turistas e cada vez mais clientes, com uma oferta de serviços diversificada.

Rui Canas garante que, “é tempo de consolidar um projecto pelo qual muito se lutou e que deu muito trabalho para concretizar. Por isso, agora, a autarquia quer que os turistas e setubalenses recebidos todas as semanas no mercado sejam um exemplo do futuro planeado”.

Afinal, não é por acaso que a entrada principal do Mercado do Rio Azul está voltada para o rio. “Dali virá o novo turismo de Setúbal”, confia o autarca, assumindo que este espaço “será uma das suas portas de entrada na cidade”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -