28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeConstrução da plataforma logística da ALDI arranca segunda-feira na Moita

Construção da plataforma logística da ALDI arranca segunda-feira na Moita

Prevista está ainda a ampliação da loja do Montijo e a criação de um novo espaço em Fernão Ferro, no concelho do Seixal

 

- PUB -

As obras de construção da plataforma logística da ALDI no concelho da Moita, que ficará instalada e pronta dentro de dois anos na zona da Fonte da Prata, na freguesia de Alhos Vedros, vão avançar no terreno “já a partir da próxima segunda-feira”, anunciou esta quinta-feira o administrador do grupo alemão Wolfgang Graff, durante a assinatura do contrato de urbanização com aquele município, num investimento da empresa de 50 milhões de euros que vai ainda beneficiar parte da rede viária do município.

O responsável destacou que “fomos muito bem-recebidos e sentimos um grande apoio da câmara municipal desde o princípio do nosso projecto. Estamos em Portugal desde 2006 e neste momento muito orgulhosos de podermos ter aqui a nossa plataforma logística”, disse, sendo esta a maior do sul da Europa e considerada a mais moderna de toda a península ibérica. “Estamos muito satisfeitos ao nível da localização, numa área que se destacou das restantes zonas do país”, realçou, considerando que aquele é “o ponto perfeito para fazer a nossa distribuição em Portugal”. O CEO da empresa destacou as “oportunidades existentes na região e o óptimo terreno encontrado no concelho do ponto de vista da sua dimensão”, não descartando a possibilidade da ALDI, futuramente, vir a ampliar a mesma plataforma. No entanto, revelou ao jornal O SETUBALENSE que o próximo passo vai passar pela “criação de uma segunda plataforma no norte do país”.

80 mil metros de construção

- PUB -

Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, aproveitou a ocasião para entregar o alvará de loteamento ao administrador e lembrou que “estamos a falar de chegarmos ao fim do primeiro passo daquele que é um dos maiores investimentos na região nos últimos anos e, seguramente, um dos maiores de sempre no concelho”. A plataforma logística, referiu, vai ocupar “quase 80 mil metros de construção” e servirá todo o país, “sendo uma empresa bem conhecida, que está em crescimento em Portugal e que optou por escolher a Moita para instalar o seu centro logístico”, frisou.

“Esta é também a conclusão de um trabalho que iniciámos em 2017, tendo as primeiras conversas com a ALDI acontecido em 2016, numa altura em que o promotor estava ainda num processo de selecção do local para instalar esta plataforma”, acrescentou. O presidente disse que “desde logo, a câmara afirmou que estávamos nessa competição e queríamos mesmo fazer tudo para que conseguíssemos levar a bom porto este projecto”.

Apesar de não ter sido um processo fácil e ser necessário àquele município “ultrapassar algumas dificuldades”, o autarca considera que “tivemos que trabalhar muito, nomeadamente as equipas de projectistas e os serviços camarários, para obter os pareceres externos que por vezes levam meses, caso da Agência Portuguesa de Ambiente, que levou mais de seis meses para nos atribuir a última licença”, criticou.

- PUB -

Recorde-se que o projecto vai levar à criação de 300 postos de trabalho no concelho, num recrutamento que será realizado em parceria com a autarquia local. Paralelamente, o promotor compromete-se a assumir os encargos inerentes à execução das obras de repavimentação de um troço da ex-Estrada Nacional 11-1, que vão permitir suportar o acréscimo de trânsito no local. “É fundamental que a construção se inicie em breve para marcar o crescimento económico do concelho e da região e isso, para a câmara municipal, é uma excelente notícia”, concluiu Rui Garcia.

Ampliar loja no Montijo e avançar com novo projecto em Fernão Ferro

Actualmente com 74 lojas, o grupo pretende ampliar a rede ALDI em Portugal e no caso do distrito, Wolfgang Grass revelou ao O SETUBALENSE, que “pretendemos de futuro expandir o espaço já existente no concelho do Montijo”, dada a sua importância para o grupo, para além da existência de estabelecimentos nos concelhos do Barreiro, Palmela, Sesimbra e Setúbal, estando para breve “um projecto previsto para Fernão Ferro, no Seixal”, anunciou o administrador.

Luís Geirinhas

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público
- PUB -