23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeSecretário da Energia dos EUA admite "interesse americano" no Porto de Sines

Secretário da Energia dos EUA admite “interesse americano” no Porto de Sines

O secretário da Energia dos Estados Unidos da América (EUA), Dan Brouillette, disse esta quarta-feira existir interesse americano no Porto de Sines, mas também em Portugal e na Europa, tendo em conta a “importância da independência energética”.

- PUB -

“Há interesse americano neste porto em particular, mas não só aqui como em Portugal e na Europa. A independência energética é importante e que a segurança energética é, de facto, segurança nacional, não só para Portugal e para os EUA, como para toda a Europa”, sublinhou Dan Brouillette.

O secretário da Energia visitou esta quarta-feira os terminais de contentores e de Gás Natural Liquefeito (GNL), no Porto de Sines, onde destacou que a “concorrência” tem sempre ajudado a “baixar os preços do gás”, destacando ainda o grande impacto que o gás proveniente do norte da Europa e da Rússia (através da Gazprom) tem no Velho Continente.

“Estes investimentos representam a confiança que existe entre Portugal e os EUA. Tivemos reuniões muito positivas com o primeiro-ministro e com o ministro das Infraestruturas e estamos interessados em manter essas conversações e saio otimista quanto às relações entre os dois países e a respetiva indústria”, acrescentou, frisando que as relações entre os dois países sempre foram boas, como “aliados” que são há muito tempo.

- PUB -

Na visita que efetuou ao terminal de contentores, o secretário norte-americano inteirou-se das obras de expansão do Terminal XXI, um investimento da PSA no valor de 661 milhões de euros, que vai permitir duplicar a sua capacidade instalada de 4,1 milhões de TEU (equivalente a um contentor de 20 pés), e sobre o futuro Terminal Vasco da Gama, que está em “fase de concurso”.

Para Dan Brouillette tratam-se de “projetos muito interessantes para o governo americano e para a indústria”, fazendo referência “às empresas americanas” que acompanharam o governante nesta visita “para assistirem às operações”.

“A América tornou-se num exportador de petróleo e gás e pensamos que o GNL é um importante combustível de transição para a maioria dos países europeus. Este porto, em particular, serve como uma porta para a Europa, não só para o gás americano como para todo o gás que circula no oceano atlântico”, afirmou.

- PUB -

Nas declarações aos jornalistas, o secretário da Energia dos EUA disse estar “entusiasmado para ver os desenvolvimentos e o potencial das infraestruturas que vão ser criadas” e reforçou a intenção de “vir a trabalhar com Portugal e com a indústria tendo em conta a oferta futura”.

E se Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, não quis concretizar nos interessados às obras do Porto de Sines, Dan Brouillette admitiu que é mesmo pela existência desse interesse que vários empresários norte-americanos o acompanharam nesta visita.

Já para Pedro Nuno Santos, que acompanhou a delegação norte-americana, a visita do secretário da Energia a Portugal “sinaliza a importância que dão aos possíveis investimentos que podem ser realizados no Porto de Sines”.

Realçando as potencialidades do Porto de Sines enquanto “porta de entrada de energia não só em Portugal como em toda a Europa”, o governante reiterou que “esta visita sinaliza o interesse dos EUA na possibilidade de o Porto de Sines ser usado como porta de entrada de energia, nomeadamente de gás, em toda a Europa”.

“Esta é uma oportunidade que temos de agarrar e é uma visita que valorizamos bastante e que estamos a tentar aproveitar da melhor maneira para ajudar o nosso país a desenvolver-se através deste porto”, acrescentou.

Referindo-se também à dependência da Europa do fornecimento de gás russo e do norte da Europa, o ministro adiantou que há interesse “em diversificar o fornecimento de gás da Europa com gás americano, que neste momento oferece um preço muito mais competitivo do que aquele que chega de outras partes”.

Isto, adiantou, permitiria “aumentar a diversidade de abastecimento da Europa e a sua autonomia e a não dependência de nenhum país em particular”.

Sobre o interesse de potenciais investidores no futuro Terminal Vasco da Gama, Pedro Nuno Santos disse existirem “vários interessados que estão a avaliar e a estudar” o projeto que “tem um processo em curso”.

“Nesta visita, a acompanhar o secretário da Energia estão muitas empresas com as quais vou ter ainda a oportunidade de reunir e por isso há um trabalho em permanência”, afirmou.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -