20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeHotel da Escola de Hotelaria recebe projecto inovador

Hotel da Escola de Hotelaria recebe projecto inovador

O objectivo é melhorar a experiência do turista, usando o espaço do Quartel 11 Boutique Hotel como ecossistema de inovação e laboratório de ideias tecnológicas

O Hotel-Escola de Setúbal, a funcionar no antigo Quartel do 11, vai receber o projecto Futuro Labs Hotel. Trata-se de uma ideia acarinhada pela Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal, a funcionar no mesmo espaço, e o NEST – Centro de Inovação do Turismo, que visa promover a aceleração da inovação aplicável à hotelaria.

- PUB -

O objectivo é melhorar a experiência do turista, usando o espaço do Quartel 11 Boutique Hotel como ecossistema de inovação e laboratório de ideias tecnológicas. “O turismo é um produto emocional. O turista pode gostar de tudo numa cidade, mas se for mal atendido num hotel, a experiência pode tornar-se negativa”, diz Roberto Antunes, director executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo.

A premissa deste projecto “assenta no conhecimento do hóspede, na identificação e antecipação das suas necessidades e expectativas”, ao mesmo tempo o Future Labs Hotel pretende também “identificar lacunas tecnológicas, de forma a optimizar serviços e custos e promover a sustentabilidade do negócio”.

Maior enfoque para os pontos turísticos da região

- PUB -

Em termos operacionais, explicam os promotores do projecto, que “uma equipa da escola recolherá informação no terreno e o NEST identificará eventuais parceiros tecnológicos para desenvolver serviços e aplicações tecnológicas suportadas por dados, que permitam compreender os impactos reais da tecnologia no negócio da hotelaria, centrado na experiência do turista, numa abordagem caracterizada por fluidez e transparência, baseada nos valores da sustentabilidade”.

As áreas de actuação prevêem o Atendimento, Quartos, Cozinha e Área Envolvente, ligando o espaço do hotel aos pontos de interesse turístico da região, e constituindo uma alavanca de conhecimento do sector e uma oportunidade de treino de capacidades para quem, no futuro, irá trabalhar e liderar no setor do turismo.

O Future Labs Hotel é uma iniciativa que parte de um espaço hoteleiro real – para já o Hotel-Escola de Setúbal, mas com perspectivas de expansão para outras unidades -, para desenvolver serviços e aplicações tecnológicas suportadas por dados.

- PUB -

A apresentação pública contou com a presença de alunos, de representantes da Câmara Municipal de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal e da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, entre outras entidades.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -