16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadePedro Dominguinhos mais dois anos à frente da coordenação dos politécnicos

Pedro Dominguinhos mais dois anos à frente da coordenação dos politécnicos

Alteração legal que permita a concessão do grau de doutor pelos politécnicos é uma das prioridades

 

- PUB -

Pedro Dominguinhos, que preside ao Politécnico de Setúbal, vai continuar à frente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) por mais dois anos.

O responsável foi reconduzido no cargo na passada sexta-feira, na eleição que decorreu numa reunião plenária realizada no Politécnico do Porto, e estabeleceu “quatro grandes prioridades” para o novo mandato 2020-2022.

O primeiro desses principais objectivos “passa pelo reforço da notoriedade e credibilidade do sistema politécnico”, através da “inovação pedagógica” e de uma aposta ainda mais vincada na “capacidade de investigação”, pode ler-se num comunicado do CCISP enviado a O SETUBALENSE.

- PUB -

Na hierarquização das metas traçadas, o também presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) elege depois “a consagração da alteração legal que possibilite a outorga do grau de doutor pelos politécnicos”.

A terceira prioridade “centra-se na alteração da designação para universidades politécnicas”, a pensar no reforço da “capacidade de internacionalização do sistema” e na consequente “atracção de estudantes” estrangeiros.

Por último, Pedro Dominguinhos aponta ao “reforço do contributo para a coesão territorial e inclusão social das diferentes regiões do país”, assente numa “estreita articulação com os actores do território”, de forma a promover “a competitividade empresarial e a inovação social”.

- PUB -

Doutorado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (UL), Pedro Dominguinhos, recorde-se, preside ao IPS desde Abril de 2014, tendo desempenhado as funções de vice-presidente do CCISP entre Dezembro de 2016 e o início de Maio de 2018, data em que foi eleito, por unanimidade, presidente deste último órgão, sucedendo então no cargo ao líder do Politécnico de Leiria, Nuno Mangas.

Competências do CCISP

O CCISP é responsável pela co-representação dos 15 politécnicos públicos e cinco escolas politécnicas públicas não integradas. No órgão, encontram-se também representadas as Universidades de Açores, Algarve, Aveiro e Madeira.

No âmbito das competências estabelecidas, o CCISP assume a missão de colaborar na formulação das políticas nacionais de educação, de ciência e cultura. Compete-lhe ainda pronunciar-se sobre todas as matérias relacionadas com o sistema de ensino superior politécnico público, tanto no plano legislativo como orçamental. Além disso, o órgão assume contribuir para o desenvolvimento do ensino, da investigação e cultura em geral bem como para a dignificação das instituições de ensino superior politécnico e dos seus agentes, sem deixar de promover o estreitamento das ligações com organismos portugueses e estrangeiros.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -