29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCasos suspeitos de coronavírus passaram pelo S. Bernardo e seguiram para casa

Casos suspeitos de coronavírus passaram pelo S. Bernardo e seguiram para casa

A DGS esclareceu a O SETUBALENSE que não identificará a origem de quaisquer infecções que possam surgir, de modo a garantir a privacidade dos pacientes

 

- PUB -

O Hospital S. Bernardo recebeu dois possíveis casos de infecção por coronavírus. A informação não foi confirmada oficialmente, mas fonte próxima a esta unidade de saúde descreve que o casal, vindo da Coreia do Sul, apresentou sintomas coincidentes com os do COVID19 e após ser examinado teve alta e indicação para permanecer de quarentena, em casa.

“Alarmados pelos sintomas entraram em contacto com o SNS 24 que os aconselhou a ir ao Hospital S. Bernardo. Uma decisão que vai contra os procedimentos adoptados no âmbito do plano nacional”, segundo afirma a mesma fonte. Num cenário TipoA, a Direcção-Geral da Saúde diz que o doente é aconselhado a permanecer no domicílio, evitando contato com outras pessoas e deve aguardar contacto telefónico, com indicação de procedimentos a adoptar.

Questionada sobre este caso a DGS esclareceu a O SETUBALENSE que não identificará a origem de quaisquer infecções que possam surgir, de modo a garantir a privacidade dos pacientes e a evitar o sugestionamento de sintomas na população.

- PUB -

Nas suas recomendações a DGS mantém a importância de lavar as mãos com frequência, tossir e espirrar com o antebraço sobre o rosto. Também se deve evitar tocar nos olhos, boca e nariz devem se usados lenços descartáveis. Tão importante como a etiqueta respiratória é a identificação dos sintomas: febre alta, tosse e dificuldades respiratórias.

Os municípios também já começaram a desenhar planos locais. E em Setúbal, a Câmara Municipal está prestes a concluir o plano de contingência, segundo avançou ontem Maria das Dores Meira, durante a sessão pública.
“As indicações para a criação da medida provêm da Direcção-Geral da Saúde, direcionadas para a Protecção Civil”, explica a autarca. “Quanto ao plano ainda não está concluído porque dois serviços, dos 56 existentes, ainda não concluíram os trâmites necessário para tal”.
Até ao momento Portugal tem quatro casos confirmados e 101 notificações de casos suspeitos.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -