Covid-19: António Costa anuncia restrições na fronteira com Espanha

41
visualizações
Fotografia de Arsénio Franco

“Os portugueses têm-se comportado de forma exemplar e com notável civismo, acatando plenamente as ordens das autoridade nestes momentos de ansiedade”, afirmou

 

- Pub -

O primeiro-ministro António Costa falou este domingo aos portugueses, elogiando o comportamento dos portugueses perante as medidas governamentais tendo em conta a pandemia do Covid-19, e anunciando ainda restrições na fronteira terrestre com Espanha, numa decisão bilateral.

“Os portugueses têm-se comportado de forma exemplar e com notável civismo, acatando plenamente as ordens das autoridade nestes momentos de ansiedade”, afirmou, acrescentando ainda que neste “momento de excepção” os portugueses têm “procurado comportamentos responsáveis”.

Sobre as fronteiras nacionais, com especial incidência para a terrestre com a vizinha Espanha, António Costa referiu ter falado com Pedro Sanchéz e que a partir de amanhã, segunda-feira, “depois de uma reunião dos ministros do Interior e da Administração Interna”, saia uma decisão.

Daqui será decidido que existirá uma “livre circulação de bens e mercadorias” e “manter deveres fronteiriços”, mas existindo “restrições ao nível do turismo e lazar”. O primeiro-ministro diz que estas medidas de “segurança” mantêm boas relações entre os dois países.

Haverá ainda, amanhã, uma “reunião dos ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia sobre fronteira externa da UE”.

Comentários

- Pub -