26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePalmela amplia combate ao Covid-19 com novo conjunto de medidas

Palmela amplia combate ao Covid-19 com novo conjunto de medidas

Álvaro Amaro não poupa esforços no planeamento e prevenção. Teletrabalho implementado ontem

 

- PUB -

Palmela já tinha fechado, na última sexta-feira, os vários equipamentos culturais e desportivos, além de ter suspendido as diversas actividades de agenda. Mas ontem ampliou as medidas de planeamento e prevenção à propagação do Covid-19.
O Posto da Quinta do Anjo, a Loja Móvel do Cidadão e o Julgado de Paz ontem já não abriram portas.

Adaptar o funcionamento para que seja possível ao munícipe tratar de tudo à distância é o objectivo.

“Estamos a definir toda a actividade de planeamento e prevenção, nomeadamente as cadeias de substituição. Temos de ter quem substitua em cada serviço casos necessários”, disse Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal, reforçando que a estão a ser elaborados “planos de contingência sectoriais de actividades de serviços críticos”.

- PUB -

Ontem mesmo foi já implementado teletrabalho. “Alguns começaram hoje [ontem], mas o teletrabalho vai abranger 150 trabalhadores”, revelou o autarca. O fecho das escolas teve grande impacte nas famílias. “Estamos a ver os funcionários que são indispensáveis e os que podem e devem ficar com as crianças em casa bem como os trabalhadores que são mais vulneráveis”, explicou.

Determinar o número mínimo de trabalhadores em cada serviço municipal, suspender reuniões internas e externas, realizando-se algumas por videoconferência (a sessão de câmara desta quarta-feira será presencial mas fechada ao público), e reforçar a limpeza de espaços e instalações são outras acções que foram já definidas.

“É uma panóplia muito grande de medidas a exigir aos serviços. O que temos de fazer é tentar não interromper os serviços, mas protegendo os trabalhadores”, observa Álvaro Balseiro Amaro.

- PUB -

Ontem à tarde houve mais uma reunião estratégica de planeamento e prevenção. Assegurado ficou o fornecimento de refeições nas escolas aos alunos mais carenciados de escalão A, bem como a filhos de profissionais de saúde, forças de segurança e bombeiros. Trata-se de uma medida articulada com o Agrupamento de Escolas. Pinhal Novo tem duas escolas para receberem estes casos e deverá existir mais uma por cada outra freguesia do concelho.

Decidida ficou também “a dilacção de prazos de pagamento de serviços municipais” e restrições de “acesso ao cemitério”.

Todas as medidas de contingência estão previstas durar “até ao primeiro fim-de-semana de Abril”. Mas o prazo pode ser prolongado. “Isto vai sendo monitorizado ao dia”, lembra o edil.

A concluir, Álvaro Amaro, enquanto cidadão mas também como responsável político, faz questão de homenagear “todos os profissionais de saúde, elementos da protecção civil, dos bombeiros, das forças de segurança e pessoas que se esforçam por cumprir e ajudar nesta fase difícil”. “Tenho de estar altamente reconhecido e solidário com quem continua a garantir o funcionamento de serviços.”

As IPSS “preocupam-me bastante”, adianta, defendendo a “criação de bolsas de voluntariado” para ajudar os mais vulneráveis.

Espaços encerrados

O município palmelense, recorde-se, encerrou na sexta-feira o Cineteatro São João, a Biblioteca Municipal de Palmela, a Biblioteca e o Auditório Municipal de Pinhal Novo, o Centro Cultural de Poceirão, o Centro Comunitário de Águas de Moura, os polos das bibliotecas em Quinta do Anjo e Águas de Moura, os Centros de Recursos para a Juventude de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, o Posto de Turismo de Palmela, as piscinas municipais e outros equipamentos geridos pela Empresa Municipal Palmela Desporto.

No que toca a serviços de atendimento municipais, a autarquia apela aos munícipes para que “privilegiem a comunicação com os serviços municipais via endereço electrónico ou contacto telefónico”. O Atendimento Social a Munícipes foi suspenso, porém a edilidade garante que estão salvaguardadas “situações emergentes”.

Pinhal Novo: Mercado Caramelo cancelado e com data para 2021

O Mercado Caramelo também foi cancelado. A organização, em comunicado, anunciou o cancelamento desta quinta edição do evento, que estava prevista decorrer de 8 a 10 de Maio. “Com saúde, não faltará força e determinação para continuar a projectar Pinhal Novo como território caramelo, comprometido com a geração de oportunidades de afirmação individual e comunitária” pode ler-se na nota da organização, que agradece ainda o contributo de todos os que estavam a preparar esta edição. “O vosso compromisso é uma inspiração para que prossigamos com o trabalho que temos realizado na afirmação da nossa identidade. A VI edição do Mercado Caramelo de 2021 decorrerá de 7 a 9 de Maio”, indica a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -