25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAlcochete coloca em prática medidas de prevenção do plano de contingência

Alcochete coloca em prática medidas de prevenção do plano de contingência

Para o presidente da Câmara de Alcochete, esta fase “requer um sentimento de comunidade. Agora é hora de ficar em casa”

 

- PUB -

 

A Câmara Municipal de Alcochete adoptou diversas medidas preventivas, criadas no âmbito do plano de contingência para o combate do vírus Covid-19. A decisão, implementada por tempo indeterminado, visa evitar a proliferação da nova pandemia.

Uma das primeiras decisões implementadas pela autarquia foi o cancelamento ou o adiamento de diversos eventos que iriam acontecer no mês de Março. Para além disto, procederam ao encerramento das infra-estruturas desportivas municipais, da Biblioteca de Alcochete, do Fórum Cultural de Alcochete, do posto de turismo, dos sanitários públicos e do refeitório municipal. Também os parque infantis passaram a estar interditos às actividades dos mais jovens e os acessos ao centro municipal passaram a estar condicionados.

- PUB -

Por sua vez, também o funcionamento do cemitério de Alcochete sofreu alterações. Como forma de evitar que haja um aglomerado de pessoas no local, a secretaria do cemitério apenas vai atender agências funerárias e, caso se trate de assuntos urgentes ou inadiáveis, munícipes. A presença de familiares directos na casa de velório de Alcochete passa, agora, a ter um limite de dez pessoas.

A autarquia tomou, também, a iniciativa de contactar os supermercados do município, com o objectivo de implementar o atendimento prioritário a profissionais envolvidos no combate ao vírus Covid-19, nomeadamente forças de segurança, bombeiros, protecção civil, médicos, enfermeiros e técnicos de saúde.

Depósito de resíduos urbanos

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcochete lançou um alerta à população para os cuidados a ter na deposição dos seus resíduos urbanos e apela que não seja colocado lixo fora dos contentores nem que seja colocado lixo doméstico nas papeleiras.

Neste sentido, o município recomenda que seja “redobrado o acondicionamento dos resíduos, em sacos bem fechados” e que se “verifique sempre se os contentores ficam bem fechados”. A autarquia reforça, ainda, a importância de se “utilizar o pedal do contentor sempre que o equipamento disponha deste acessório”. Refere, igualmente, que “todo o material de higienização pessoal, em especial lenços descartáveis, deve ser particularmente bem-acondicionado”.

Em virtude à nova pandemia, a recolha de monos e de resíduos verdes junto aos contentores foi suspensa. No entanto, a Câmara Municipal prontifica-se a executar qualquer recolha que seja urgente ou inadiável. Os contentores de deposição de resíduos indiferenciados foram, ainda, lavados e desinfectados e vão ser sempre que seja necessário.

Mensagem do presidente da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, em mensagem destinada à população do município sobre a nova pandemia, afirma que todos estão “a viver uma situação nova, diferente e, sobretudo, cheia de interrogações”.

“O Covid-19 marca a sua presença criando cenários de preocupação. Temos um problema e isto é inegável. É um momento que requer um sentimento de comunidade e em que cada um de nós tem como sua obrigação contribuir para a protecção de todos”, acrescenta, em seguida.

“O nosso objectivo é comum. Todos juntos seremos mais fortes. Estou seguro de que temos a confiança necessária para, em conjunto, respondermos o melhor possível a uma circunstância extraordinária que estamos a viver. Agora é hora de ficar em casa”, afirma Fernando Pinto.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -