Alcochete coloca em prática medidas de prevenção do plano de contingência

30
visualizações

Para o presidente da Câmara de Alcochete, esta fase “requer um sentimento de comunidade. Agora é hora de ficar em casa”

 

- Pub -

 

A Câmara Municipal de Alcochete adoptou diversas medidas preventivas, criadas no âmbito do plano de contingência para o combate do vírus Covid-19. A decisão, implementada por tempo indeterminado, visa evitar a proliferação da nova pandemia.

Uma das primeiras decisões implementadas pela autarquia foi o cancelamento ou o adiamento de diversos eventos que iriam acontecer no mês de Março. Para além disto, procederam ao encerramento das infra-estruturas desportivas municipais, da Biblioteca de Alcochete, do Fórum Cultural de Alcochete, do posto de turismo, dos sanitários públicos e do refeitório municipal. Também os parque infantis passaram a estar interditos às actividades dos mais jovens e os acessos ao centro municipal passaram a estar condicionados.

Por sua vez, também o funcionamento do cemitério de Alcochete sofreu alterações. Como forma de evitar que haja um aglomerado de pessoas no local, a secretaria do cemitério apenas vai atender agências funerárias e, caso se trate de assuntos urgentes ou inadiáveis, munícipes. A presença de familiares directos na casa de velório de Alcochete passa, agora, a ter um limite de dez pessoas.

A autarquia tomou, também, a iniciativa de contactar os supermercados do município, com o objectivo de implementar o atendimento prioritário a profissionais envolvidos no combate ao vírus Covid-19, nomeadamente forças de segurança, bombeiros, protecção civil, médicos, enfermeiros e técnicos de saúde.

Depósito de resíduos urbanos

A Câmara Municipal de Alcochete lançou um alerta à população para os cuidados a ter na deposição dos seus resíduos urbanos e apela que não seja colocado lixo fora dos contentores nem que seja colocado lixo doméstico nas papeleiras.

Neste sentido, o município recomenda que seja “redobrado o acondicionamento dos resíduos, em sacos bem fechados” e que se “verifique sempre se os contentores ficam bem fechados”. A autarquia reforça, ainda, a importância de se “utilizar o pedal do contentor sempre que o equipamento disponha deste acessório”. Refere, igualmente, que “todo o material de higienização pessoal, em especial lenços descartáveis, deve ser particularmente bem-acondicionado”.

Em virtude à nova pandemia, a recolha de monos e de resíduos verdes junto aos contentores foi suspensa. No entanto, a Câmara Municipal prontifica-se a executar qualquer recolha que seja urgente ou inadiável. Os contentores de deposição de resíduos indiferenciados foram, ainda, lavados e desinfectados e vão ser sempre que seja necessário.

Mensagem do presidente da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, em mensagem destinada à população do município sobre a nova pandemia, afirma que todos estão “a viver uma situação nova, diferente e, sobretudo, cheia de interrogações”.

“O Covid-19 marca a sua presença criando cenários de preocupação. Temos um problema e isto é inegável. É um momento que requer um sentimento de comunidade e em que cada um de nós tem como sua obrigação contribuir para a protecção de todos”, acrescenta, em seguida.

“O nosso objectivo é comum. Todos juntos seremos mais fortes. Estou seguro de que temos a confiança necessária para, em conjunto, respondermos o melhor possível a uma circunstância extraordinária que estamos a viver. Agora é hora de ficar em casa”, afirma Fernando Pinto.

Comentários

- Pub -