26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeHá sempre uma mão estendida para ajudar 120 famílias

Há sempre uma mão estendida para ajudar 120 famílias

‘Dá-me a Tua Mão’ está no terreno há 15 anos. Voluntários não faltam

 

- PUB -

Maria Dulce, presidente da Associação de Ajuda Humanitária ‘Dá-me a Tua Mão’, diz que a instituição, criada para apoiar a população mais desprotegida do concelho do Seixa, continua a desempenhar as suas funções, apesar da pandemia.

A actividade diária “prossegue nos moldes habituais” com “o giro de distribuição de bens alimentares por pontos estratégicos do concelho”, que chega “a cerca de 120 famílias e 300 pessoas individualmente consideradas”.

‘Dá-me a Tua Mão’ (ADTM), fundada em 2004, com o nome ‘Equipas de Rua’, apresenta-se como uma “instituição humanitária, sem fins lucrativos, de raiz cristã católica”.

- PUB -

A distribuição de alimentos, através de equipas de voluntários,

processa-se durante uma volta solidária, todos os dias do ano, enquanto a distribuição de cabazes é de periocidade semanal e alternadamente, a dois grupos de carenciados, variando as quantidades consoante as doações à ADTM.

Pandemia não entorpece ajuda

- PUB -

É evidente que alguns voluntários deixaram de se apresentar, “para cuidarem de si ou de seus familiares, mas outros apareceram, com o mesmo entusiasmo e o mesmo espírito. As pessoas mostram-se disponíveis e ajudam-nos”, salienta. Ou seja, “apesar do momento, apesar de todas as alterações a que fomos obrigadas, o apoio alimentar não vacilou no seu curso normal”, ainda que os pedidos de auxílio tenham aumentado nas últimas semanas. “Há muitas famílias que tinham um rendimento certo e deixaram de o ter”, explica. “Somos como um barómetro social. Sentimos a degradação das condições sociais, como sentimos os tempos de recuperação. Foi assim na outra crise, e parece-me que assim será nesta”.

A Câmara Municipal e a Feira de Velharias, que se realiza semanalmente e onde a ADTM monta uma banca, são as maiores fontes de financiamento da instituição. “Conseguimos enfrentar o embate da crise porque temos vindo a fazer uma boa gestão. É que são avultadas as despesas com gasóleo, manutenção das carrinhas e compra de embalagens para os alimentos. Se a crise se prolongar por muito tempo, por certo que enfrentaremos dificuldades, o que nos levará a apelar ao reforço da ajuda do Banco Alimentar”.

As preocupações presentes, segundo a activista social, resumem-se ao número de cabazes, recebidos do Banco Alimentar, à recolha de produtos alimentares nas mercearias do concelho e à angariação de caixas de plástico, para acondicionar as sopas para a distribuição. Mas, por enquanto, todo este trabalho está sob controlo.

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -