Montijo. Desporto, cultura e educação seguem no carreiro

16
visualizações
Praça da República, Montijo

Actividades desportivas, culturais e educativas continuam a ser asseguradas, à distância, no Montijo. A Câmara Municipal está a “levar” até a casa dos munícipes, através dos canais digitais que administra, iniciativas ligadas a cada uma das referidas áreas.

- Pub -

“Desde o início destes tempos de distanciamento e confinamento social”, sublinha o município.

“Para as crianças e jovens, disponibilizamos o canal do Youtube ‘Estudo em Casa’, numa parceria com a Banda Democrática 2 de Janeiro”, revela a autarquia, garantindo que as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) estão, assim, a chegar aos alunos, “através de conteúdos produzidos directamente pelos professores das AEC”.

Ainda para os mais novos, mas no domínio cultural, o município disponibiliza todos os sábados na página que administra no Facebook “a Hora do Conto e Ateliers Infantis”.

Nesta mesma área, é apresentada na página de Facebook do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida (CTJA) a rubrica “A Cultura entra em Sua Casa”, que promove a oferta do CTJA às quartas-feiras.

Para o Dia Mundial da Dança (29 de Abril), a autarquia lança uma nova acção, desafiando a população a enviar testemunhos, escritos, em vídeo, fotos, entre outros, sobre o significado pessoal daquela forma de arte.

Desporto e projectos seniores

As actividades desportivas também não foram descuradas. “Criámos uma oferta de aulas de exercício físico sem sair de casa. Todas as terças, quartas e quintas-feiras, os técnicos municipais da área do desporto são os protagonistas da rubrica ‘Mexa-se pela sua saúde’”, destaca a edilidade.

“Aos jovens, que têm participado nos vários projectos do Gabinete da Juventude, foi lançado o desafio de partilharem uma mensagem positiva sobre esta época”, acrescenta o município, sendo que os vídeos no Facebook do Gabinete da Juventude.

A autarquia vinca, por outro lado, que os projectos municipais de envelhecimento activo a decorrer, com recurso às plataformas digitais Zoom, Facebook, Messenger e Whatsapp.

“Semanalmente, no Facebook da Universidade Sénior e da Academia Sénior de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia há aula de ginástica com a professora Helena Lopes e de zumba com a professora Carla Crespim.”

Mas também prosseguem as aulas de  “Jornalismo e Gestão de Negócios”, “Literatura Portuguesa e Estrangeira”, “Feng Shui” e “Criminologia” com os respectivos professores da Universidade Sénior.

A Academia Sénior de Pegões e Canha está, por seu turno, “a promover aulas de Yoga do Riso, a lançar desafios para a partilha de ditos curiosos e a postar semanalmente vídeos informativos sobre a Covid-19”.

Ainda na área dos projectos de envelhecimento Activo “foi criado o grupo de Facebook “Projecto Sénior: nós continuamos com a poesia”. alunos e amigos podem postar poesia da sua autoria ou de poetas. Os participantes “estão também a partilhar leituras online com crianças da Escola Básica Integrada do Esteval, através de videochamada, conclui a autarquia.

Comentários

- Pub -