28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSesimbra inicia remodelação da EB Navegador Rodrigues Soromenho

Sesimbra inicia remodelação da EB Navegador Rodrigues Soromenho

Autarquia cedeu terreno para ampliação da escola, que vai ter um novo bloco e um pavilhão. E ainda investe mais de um milhão

Quase dois anos e meio depois da assinatura do acordo entre a tutela e a Câmara Municipal de Sesimbra, a primeira de duas fases da obra de ampliação e requalificação da Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho já se iniciou.

- PUB -

A autarquia anunciou, na passada sexta-feira, o arranque da empreitada, cuja primeira fase contempla a “ampliação para o terreno contíguo, cedido pela Câmara Municipal, com a construção de um novo bloco, que incluí também um pavilhão desportivo”. Com um prazo de execução de 540 dias, esta primeira intervenção “está orçada em 2,8 milhões de euros”.

Já a segunda fase da obra, referente à requalificação das actuais instalações e com concurso previsto para ser lançado em 2021, “está orçada em cerca de 1,4 milhões de euros”.

No total, a remodelação da Escola Navegador Rodrigues Soromenho, na vila de Sesimbra, representa um investimento de cerca de 4,2 milhões de euros, “beneficiando de uma comparticipação de 3 milhões ao abrigo de um contrato-programa com o Ministério da Educação” e de mais “176 mil euros” no âmbito de “uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Portugal 2020”.

- PUB -

O município lembra que assumiu a responsabilidade da intervenção, apesar desta ser competência da tutela, na sequência “do acordo assinado em Novembro de 2017”, entre Francisco Jesus e a então secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, para o “conjunto das duas fases” da operação, “o desenvolvimento de projecto de arquitectura e de especialidades, lançamento, acompanhamento e fiscalização da obra”.
A concluir, a edilidade recorda ainda que este investimento é “há muito aguardado por toda a comunidade educativa”, a qual “esteve na linha da frente, juntamente com as autarquias do concelho, na reivindicação junto da tutela” para que a obra pudesse ser uma realidade.

Dez salas, três laboratórios, biblioteca e gimnodesportivo

O novo edifício da Escola Navegador Rodrigues Soromenho terá “sete salas de aulas, três salas para as artes, três laboratórios, biblioteca, gabinete médico, pavilhão gimnodesportivo e instalações de apoio”, revela a autarquia.

- PUB -

O projecto, acrescenta a edilidade, “tem várias particularidades”, destacando-se “a cobertura ligeira do pavilhão e painéis em vidro na fachada sul do pavilhão e das salas, de forma a permitir a entrada de luz natural, e um terraço com cobertura ajardinada”.
A secretaria do actual edifício “será deslocada para um espaço de ligação ao novo edifício”, sendo que o actual pavilhão “irá funcionar como sala polivalente”. A intervenção prevê também “a execução de arranjos exteriores e a criação de estacionamento na envolvente”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -