27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeEmpresas oferecem Raio-X portátil no valor de 72 mil euros ao Hospital...

Empresas oferecem Raio-X portátil no valor de 72 mil euros ao Hospital do Litoral Alentejano

Novo aparelho facilita a vida a doentes e médicos

- PUB -

O Hospital do Litoral Alentejano recebeu ontem um aparelho de Raio-X portátil, no valor de 72 mil euros, oferecido por um grupo de empresas do Complexo Industrial de Sines, como o Porto de Sines, aicep Global Parques, PSA e a EDP, entre outras.

O novo equipamento, por ser digital e portátil é de “grande utilidade”, segundo a directora clinica e o presidente do hospital, Luís Matias, porque permite examinar os doentes quase em qualquer local e posição, como deitados na cama, e disponibilizar de imediato o resultado em qualquer serviço, desde os cuidados intensivos à sala de consultas, e até noutros hospitais ligados através do Registo de Saúde Electrónico (RSE).

O hospital, que dispunha de aparelhos “obsoletos”, pode também agora assegurar a separação de circuitos entre doentes Covid e não Covid, uma vez que já dispõe de equipamento específico para ambos os casos.

- PUB -

O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, acompanhou a entrega do Raio-X, juntamente com os responsáveis das empresas doadoras, e garantiu que o município “vai fazer tudo” para que nada falte à população na resposta à pandemia.

O autarca congratulou-se pela adesão das empresas locais a esta iniciativa de qualificação do sistema de saúde regional.

“As empresas, sobretudo as de maiores dimensões, são essenciais para enfrentar a crise sanitária e económica provocada pela pandemia de Covid-19. Com este equipamento, o HLA fica mais bem apetrechado para avaliar e tratar esta e muitas outras doenças. É um exemplo de união de esforços em prol do bem comum. Estamos certos de que as demonstrações de responsabilidade social das empresas de Sines não ficarão por aqui.”, sublinhou Nuno Mascarenhas.

- PUB -

A entrega contou com a presença do presidente da Administração do Porto de Sines (APS), José Luís cacho e da administradora executiva da aicep Global Parques, Isabel Caldeira Cardoso.

O presidente do conselho de administração do HLA agradeceu e disse a O SETUBALENSE que já está aprovada uma candidatura, de 5,7 milhões de euros, para concluir essas obras e fazer outros investimentos.

“Nas antigas urgências vamos criar a nova área pediátrica e zonas não clínicas, construir o hospital de dia permanente, uma farmácia nova e requalificar o bloco operatório, além de adquirir equipamento diversos”, afirmou Luís Matias.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -