30 Novembro 2020, Segunda-feira
- PUB -
Início Sociedade Obras de recuperação do antigo aqueduto no Cabo Espichel já estão a...

Obras de recuperação do antigo aqueduto no Cabo Espichel já estão a decorrer

Intervenção visa restabelecer a linha de água desde a nascente, na Azoia, até à Casa de Água

 

- PUB -

 

Já estão a decorrer as obras de recuperação do antigo aqueduto no Cabo Espichel, que visa “restabelecer a linha de água, desde a nascente, na Azoia, até à Casa da Água”, anunciou a Câmara Municipal de Sesimbra na passada segunda-feira.

Entre outras intervenções, a empreitada, que representa um investimento na ordem dos 1,3 milhões de euros, contempla “a consolidação do troço elevado da estrutura, a reposição da cobertura do canal e respectiva cumeeira, e a execução de rebocos com argamassa de cal e areia, semelhante à que originalmente revestia o aqueduto”. A parte subterrânea do referido aqueduto “será reabilitada posteriormente”, lembra a autarquia.
Do total de 1,3 milhões de euros orçado para a recuperação do equipamento, o município vai contar com uma comparticipação de cerca de “427 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”, ao abrigo de uma candidatura que apresentou “ao Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa, do Portugal 2020”.

- PUB -

A autarquia presidida por Francisco de Jesus salienta que a intervenção no antigo aqueduto “foi precedida do diagnóstico da estrutura e do sistema hidráulico, que incluiu o levantamento de linhas, cotas e inclinações”, além do “registo vídeo da parte subterrânea, de forma a avaliar o estado de conservação”.

A obra, realça ainda o município, integra “o projecto de reabilitação do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel”, o qual inclui “a requalificação da envolvente e do cercado da Casa da Água, que está igualmente em curso”, bem como “o restauro da Casa da Água, concluído em 2017”.

- PUB -

Mais populares

St. Peter’s: Investimento de 4,6 milhões abre a porta a mais de 200 alunos

Novo edifício projectado para Setembro de 2021 permitirá também ao colégio ter alunos em regime de internato Nas actuais instalações, na Volta da Pedra, Palmela,...

Investigador do Politécnico de Setúbal entre os mais citados em todo o mundo

O professor Vítor Pires é um dos 37 portugueses que integram a lista especial da Universidade de Stanford   Vítor Fernão Pires, docente da Escola Superior...

Denúncia de alegada fraude fiscal de Paulo Rodrigues seguiu para as Finanças

Em causa as comissões recebidas pelo agora presidente do Vitória quando era empresário.   O SETUBALENSE teve acesso à documentação remetida esta semana por um sócio...
- PUB -