16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeMontijo adere à ‘Chave Móvel Digital' para simplificar vida a munícipes

Montijo adere à ‘Chave Móvel Digital’ para simplificar vida a munícipes

Na reunião de ontem, o executivo liderado por Nuno Canta aprovou também uma linha de apoio financeiro para associações

Os munícipes do Montijo vão passar a poder assinar de forma electrónica documentos da administração pública, depois de a Câmara Municipal ter decidido ontem, por unanimidade, aderir à “Chave Móvel Digital”, através de um protocolo de colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa.

- PUB -

Este mecanismo constitui “um meio alternativo e voluntário de autenticação dos cidadãos nos portais e sítios da Internet da administração pública, funcionando como uma ferramenta tecnológica mais simples e acessível ao cidadão”, explica a autarquia. Assim, os munícipes deixam de precisar de “leitor de cartão do cidadão para utilizar os serviços online do Estado e das autarquias ou deslocar-se presencialmente aos serviços”. Para beneficiar do serviço, basta aos interessados associarem “um número de telemóvel ou endereço de correio electrónico ao número de identificação civil”, sendo que no caso dos cidadãos estrangeiros “é utilizado o número de passaporte ou do título de residência”, adianta a edilidade.

Também aprovado pelo executivo, por unanimidade, um conjunto de apoios financeiros excepcionais, no valor global de 33 mil euros, ao movimento associativo desportivo e cultural do concelho.

O montante vai ser distribuído por “28 associações” de entre um total de 34 que se candidataram a apoios.

- PUB -

Foram contempladas as associações seguintes: Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Ginásio Clube do Montijo, Academia Bairro Miranda, Clube Olímpico do Montijo, Banda Democrática 2 de Janeiro, Associação para a Formação e Desenvolvimento Desportivo, União F. C. Jardiense, Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro, Associação Náutica Montijense, Academia Musical União e Trabalho, Batucando, Estrela Afonsoeirense, “Os Unidos” e A.R.D “Bons Amigos”. A estes juntam-se ainda Montijo Basket, Clube de Natação do Montijo, Associação Karate Caminho Ancestral, Rancho Folclórico Juventude Atalaiense, Clube Judo do Montijo, Clube de Ténis do Montijo, Areias Strong Montijo, Grupo Coral do Montijo, Amodin-Associação Desportiva Nacional, Ateneu Popular do Montijo, Águias Negras, Associação Gymno-Desportiva do Montijo, Associação para as Artes, Desporto e Educação e Casa do Benfica do Montijo.

Os apoios “variam entre os 600 e os 1800 euros, correspondendo a 200 euros por mês (meses de Abril, Maio e Junho) por cada modalidade praticada de forma regular no clube, até ao máximo de três modalidades”.

A reunião do executivo, realizada por videoconferência, ficou ainda marcada pela aprovação, com igual sentido de voto, do cancelamento da edição deste ano das Festas Populares de S. Pedro.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -