27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeÁrea Metropolitana já testou cerca de três mil funcionários de lares da...

Área Metropolitana já testou cerca de três mil funcionários de lares da península e Setúbal

Depois dos funcionários de lares, esta semana a prioridade será testar todos os profissionais das creches até quinta-feira

 

- PUB -

Nas duas últimas semanas a Área Metropolitana de Lisboa (AML) concretizou “com sucesso” a meta que tinha proposto aos seus dezoito municípios para a realização de um total de oito mil testes à Covid-19 a funcionários de lares da região. A informação foi avançada a O SETUBALENSE por fonte da AML. “Só na margem sul, até ao momento, confirmam-se 2818 testes realizados. Mas ainda faltam contabilizar todos os testes realizados em Almada e Alcochete”. Recorde-se que na passada semana Almada planeava realizar cerca de mil testes e Alcochete apontava o objectivo de 100.

A fase dos testes aos profissionais de lares e respectiva análise de resultados ficará concluída até ao final desta semana. E o próximo desafio desta área será a realização de testes a profissionais de lares não legalizados. “Após termos todos estes testes realizados e os resultados analisado vamos avançar com essa meta que será um desafio pelas características das instituições e dos seus profissionais”, uma vez que muitas situações poderão não conseguir ser identificadas.

Mas ainda antes dos testes a funcionários de testes não legalizados, a AML assume esta semana outra prioridade. “Concluir o rastreio a todos os profissionais de creches dos dezoito municípios até quinta-feira, uma vez que estas valências começam a reabrir na próxima segunda-feira, e é preciso ter resultados até lá”, expõe a mesma fonte.

- PUB -

Nos planos para o futuro poderá estar o alargamento dos testes a outros profissionais de instituições sociais e até a utentes. “Dependerá das indicações do Governo da capacidade da AML em termos de profissionais e materiais disponíveis, assim como dos laboratórios”.

Por agora o avanço de novas medidas nos testes à Covid-19 está a avançar “nível a nível, sempre tendo em conta os recursos disponíveis, devido à grande logística exigida”.

Segurança Social, Governo e municípios realçam espírito de cooperação

- PUB -

O balanço positivo desta primeira medida surge após a reunião realizada na passada sexta-feira, que contou com a participação de entidades regionais e distritais de saúde, segurança social e proteção civil, presidentes e vereadores das autarquias, o primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, e o secretário de estado dos assuntos parlamentares, Duarte Cordeiro (na qualidade de coordenador da execução da declaração do estado de emergência na Região de Lisboa e Vale do Tejo).

Todo os representantes foram unânimes ao avaliarem como positivas as duas primeiras semanas de testes de diagnóstico e de rastreio à Covid-19 e realçaram “a capacidade de organização, o espírito de cooperação e a eficácia da metodologia usada, que permitiram que, desde 27 de abril, se tivesse conseguido testar a quase totalidade dos profissionais de saúde a trabalhar nesse setor específico”, refere a AML em comunicado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -