24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeBombeiros do concelho de Palmela encaixam ajuda no valor de 90 mil...

Bombeiros do concelho de Palmela encaixam ajuda no valor de 90 mil euros

As três Associações de Bombeiros existentes no concelho de Palmela “vão receber um apoio financeiro” por parte da autarquia no “valor total de 90 mil euros (30 000 mil euros atribuídos a cada associação)”, montante entregue para “a aquisição de viaturas e outro equipamento indispensável à sua operacionalidade”.

- PUB -

A decisão, aprovada “por unanimidade na reunião” da Câmara Municipal de Palmela de dia 30 de Maio, “destina-se a comparticipar, no caso da Associação Humanitária dos Bombeiros de Palmela, a aquisição de uma ambulância para transporte de doentes. Quanto à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura, a aquisição de um veículo de comando táctico e de equipamentos de protecção individual, a adaptação de um veículo de apoio a operações específicas com um kit de combate a incêndios e um kit de intervenção em matérias perigosas e a reparação do gerador de emergência do quartel. No que respeita à Associação Humanitária dos Bombeiros de Pinhal Novo, a aquisição de um Veículo de Combate a Incêndios Florestais”, revela o município em comunicado.

Saudação ao Dia do Bombeiro

A Câmara Municipal de Palmela aprovou também na reunião de dia 20 de Maio, “por unanimidade”, uma saudação ao Dia Municipal do Bombeiro e “às três Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho de Palmela – Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo”, que desenvolvem diariamente um trabalho “para benefício e salvaguarda das pessoas e bens” do concelho.

- PUB -

A decisão, que acontece de forma a destacar “a 20ª edição das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, decorre num contexto atípico face à pandemia da Covid-19, mas que coloca ainda mais em evidência o carácter insubstituível das/os bombeiras/os na comunidade”, afirma a autarquia em nota de imprensa. “Mesmo em moldes diferentes, é fundamental assinalar esta data, prestar o devido reconhecimento à missão e às pessoas que a assumem e continuar a dar visibilidade à causa junto da opinião pública”, acrescenta.

“Estas estruturas vivem com problemas quotidianos, desde a insustentabilidade da gestão e necessidades ao nível de equipamento de protecção, viaturas e instalações (muitas vezes, só garantidas com o apoio dos municípios), até à falta de voluntárias/os que permitam reforçar e renovar os corpos activos. O município considera urgente que a sociedade civil e a administração central correspondam ao empenho e dedicação destas associações, dando-lhes o apoio que precisam para desempenhar o seu importante papel”, lê-se na mesma nota.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -