Apreendidos 900 quilos de bivalves em fiscalização rodoviária em Alcochete

44
visualizações
DR

A GNR apreendeu 900 quilos de amêijoa-japonesa, avaliados em nove mil euros, na terça-feira, na Estrada Nacional 119, em Alcochete, distrito de Setúbal, no âmbito de uma acção de fiscalização rodoviária, foi hoje anunciado.

- Pub -

De acordo com a GNR, os militares detectaram um veículo que fazia o transporte dos bivalves, sem qualquer tipo de documentação comprovativa da sua origem, sendo que o proprietário, um homem de 25 anos, também não possuía o cartão de mariscador.

Numa nota, as autoridades policiais referiram que o pescado foi aprendido e elaborado o auto de contraordenação, que corresponde a uma coima que pode atingir os 25 mil euros.

Por se encontram ainda vivas, as amêijoas foram devolvidas ao seu habitat natural.

Segunda GNR, a apreensão dos bivalves foi feita pela Unidade Nacional de Trânsito (UNT) e a Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Acção de Conjunto (DAC) de Lisboa, tendo sido solicitado o apoio ao Subdestacamento de Controlo Costeiro da Fonte da Telha.

A GNR alertou ainda que a captura de amêijoa-japonesa, sem que seja sujeita a limpeza ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso seja introduzida ao consumo.

Lusa

Comentários

- Pub -