26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeBarreiro: Entidades preparam plano contra incêndios na Machada

Barreiro: Entidades preparam plano contra incêndios na Machada

Fuzileiros e elementos do SEPNA asseguram patrulhamento da mata

 

- PUB -

Na última semana, foi realizada no Barreiro mais uma reunião com representantes de várias entidades, para preparar o plano contra incêndios florestais para a Mata da Machada, aquela que é considerada a mais importante área natural do concelho.
Anualmente, Bruno Vitorino, vereador da autarquia responsável pela Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e da Mata da Machada, participa nestes encontros “para que todas as entidades possam estar articuladas, em caso de emergência”.

“Temos que estar preparados para dar uma resposta rápida e eficaz, caso haja essa necessidade”, afirma o vereador. “Este não é um trabalho que é feito em dias ou semanas, mas que já vem sendo feito há vários anos”, sublinha o autarca, que lembra que o patrulhamento diurno e nocturno será novamente assegurado por parte dos Fuzileiros e do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana.

O responsável adianta que a mata voltará ainda a ser vigiada por jovens, no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, que tem como objectivo principal a “vigilância e protecção contra incêndios” neste tipo de espaços. Da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o programa inclui a participação de jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, estando as inscrições abertas através de uma plataforma online criada especialmente para este efeito (https://programas.juventude.gov.pt/florestas).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -