Barreiro: Entidades preparam plano contra incêndios na Machada

23
visualizações

Fuzileiros e elementos do SEPNA asseguram patrulhamento da mata

 

- Pub -

Na última semana, foi realizada no Barreiro mais uma reunião com representantes de várias entidades, para preparar o plano contra incêndios florestais para a Mata da Machada, aquela que é considerada a mais importante área natural do concelho.
Anualmente, Bruno Vitorino, vereador da autarquia responsável pela Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e da Mata da Machada, participa nestes encontros “para que todas as entidades possam estar articuladas, em caso de emergência”.

“Temos que estar preparados para dar uma resposta rápida e eficaz, caso haja essa necessidade”, afirma o vereador. “Este não é um trabalho que é feito em dias ou semanas, mas que já vem sendo feito há vários anos”, sublinha o autarca, que lembra que o patrulhamento diurno e nocturno será novamente assegurado por parte dos Fuzileiros e do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana.

O responsável adianta que a mata voltará ainda a ser vigiada por jovens, no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, que tem como objectivo principal a “vigilância e protecção contra incêndios” neste tipo de espaços. Da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o programa inclui a participação de jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, estando as inscrições abertas através de uma plataforma online criada especialmente para este efeito (https://programas.juventude.gov.pt/florestas).

Comentários

- Pub -