19 Janeiro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Sociedade Poemas e hiatos de vida de Elmano Sadino agora revelados em livro

Poemas e hiatos de vida de Elmano Sadino agora revelados em livro

Mais de 20 anos de pesquisa resultaram em cerca de 100 documentos inéditos e revelações

 

- PUB -

Novos poemas e hiatos de vida até agora desconhecidos sobre o poeta Bocage são agora revelados no livro “Bocage ou o Elogio da Inquietude”, de Daniel Pires, obra editada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

“Foram mais de 20 anos de pesquisa”, diz o autor que muito já escreveu sobre o poeta sadino. “É o trabalho de uma vida”, assume.

Da pesquisa no arquivo da Torre do Tombo e por outros artigos, Daniel Pires dá a respirar, em 20 capítulos, uma biografia de Bocage que passa pelo seu nascimento, pela família e vai até à sua morte.

- PUB -

Nas páginas estão agora mais caminhos do poeta, de escrita “erótica mas não pornográfica, pelo Exército, Marinha, a sua adesão à Maçonaria e passagem por terras da Índia, Macau e China; também pelas prisões a que a sua irreverência o levou.
“Teve confrontos com outros poetas na Academia [das Belas Letras ou Nova Arcádia] e problemas com a censura, o que o levou a ser preso”, conta Daniel Pires.

Ao todo, a obra “Bocage ou o Elogio da Inquietude”, reúne mais de uma centena de documentos inéditos sobre um homem de “ideias avançadas” para a sociedade do século XVIII, que “sempre remou contra a maré”, comenta o autor.

Daniel Pires, presidente da direção do Centro de Estudos Bocageanos, concluiu, em 2018, a edição literária da obra de Bocage na mesma editora, e oferece agora aos leitores o fruto de mais de duas décadas de investigação, numa obra que constitui desde já referência para o conhecimento e estudo de Bocage e para o entendimento da vida do tempo em que nasceu em Setúbal e morreu em Lisboa, entre 15 de Setembro de 1765 e 21 de Dezembro de 1805.

- PUB -

Mais populares

Secundária Sebastião da Gama suspende aulas presenciais para alunos mais velhos até dia 26

Sete funcionários da escola em isolamento profiláctico obriga a alunos dos 11.º, 12.º e ensino nocturno a terem aulas em casa   Os alunos dos 11.º...

Apreendidos mais de 330 quilos de pescado em Sesimbra. Valor ultrapassa 4600 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, por intermédio do Subdestacamento de Setúbal, apreendeu ontem mais de 300 quilos de pescado, em Sesimbra, numa...

Dois doentes com Covid transferidos do S. Bernardo para o Hospital das Forças Armadas

Polo de Lisboa da unidade hospitalar militar recebeu ontem 10 doentes infectados. Dois chegaram do hospital de Setúbal   O Hospital São Bernardo, em Setúbal, transferiu...
- PUB -