26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSIMARSUL reforça comportamento cívico e ambiental contra propagação da pandemia

SIMARSUL reforça comportamento cívico e ambiental contra propagação da pandemia

Reutilização dos efluentes é uma das orientações da SIMARSUL. Outra, é a produção de energia a partir do biogás

 

- PUB -

António Ventura, presidente da Comissão Executiva da SIMARSUL, ladeado por Isidoro Heitor e João Luz, administradores, proporcionaram à Comunicação Social uma visita às instalações da ETAR do Seixal, num ambiente de “diálogo aberto”.

O balanço da actividade da empresa de saneamento da Península de Setúbal, os próximos projectos e investimentos, a importância de comportamentos cívicos ambientais e os desafios colocados pela pandemia foram temas que estiveram no centro do diálogo que, desde o princípio, optou pela via da informalidade.

Segundo António Ventura, são três os grandes objectivos da empresa: “Tratamento dos efluentes, reabilitação destes e criação de boas condições de trabalho para o pessoal”.
Nem um trabalhador infectado

- PUB -

A SIMARSUL cuidou, desde cedo, de pôr em prática as medidas sanitárias mais adequadas, o que explica o facto de não haver um só trabalhador atingido pelo Covid-19. Optou pelo trabalho remoto, quando possível, colocou sinalética onde foi preciso e implantou sistemas de higienização pelos mais diversos pontos das instalações. Além disso, criou uma equipa de reserva, caso o vírus batesse forte nos trabalhadores no activo.

As chamadas afluências indevidas é um dos problemas com que se debate a SIMARSUL, no seu quotidiano, segundo palavras de António Ventura. “As pessoas não devem continuar a confundir sanita com caixote do lixo”, disse. “Cabelos, toalhetes, máscaras, luvas, cotonetes, tudo vem parar aqui e entope as condutas, dificultando o funcionamento normal da estação”, salientou. “Mesmo as luvas e máscaras que se deitam para o chão vão parar à sarjeta e daí ao nosso sistema. Ora, a operação de desentupimento não é fácil, pois é executada manualmente por um trabalhador”.

O presidente da empresa lamenta que haja produtos com a indicação de que podem ser atirados para a sanita, desinformação que causa grandes prejuízos ambientais.

- PUB -

Reaproveitamento dos efluentes

Uma outra orientação da SIMARSUL, não menos importante, é o tratamento e reaproveitamento dos efluentes. “Qual é a necessidade de lavar as ruas e passeios, os contentores e camiões com água potável? O Seixal e o Barreiro já utilizam, para o efeito, água tratada. A reutilização é um processo que tem de avançar, já que nos proporciona ganhos ambientais e económicos”, frisa o nosso interlocutor.

Outra aposta da empresa é na produção de energia, ou seja, no melhoramento da eficiência energética. “O tratamento de lamas fornece-nos o biogás, com o qual de produz energia. Com equipamentos mais avançados, alcançaremos uma melhor eficiência energética e ambiental”, esclarece António Ventura.

O presidente da SIMARSUL disse-se preocupado com a situação ambiental da Siderurgia, de onde continuam a voar partículas poluentes, uma queixa extensiva à população de Paio Pires, como é do conhecimento geral.

Responsável pelo saneamento da península

A SIMARSUL É uma sociedade de capitais públicos que tem por accionistas as Águas de Portugal e os municípios do Seixal, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Ocupa-se do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal, tendo por fim a recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos e urbanos, de forma regular, contínua e eficiente, produzidos por cerca de 605 mil habitantes fixados numa área de 1 555 quilómetros quadrados.

A referida concessão foi-lhe dada pelo Estado Português por 30 anos, de forma a garantir a qualidade, continuidade e eficiência dos serviços públicos de saneamento para proteger a saúde e bem-estar das populações, defender o ambiente e impulsionar o desenvolvimento regional.

Operacionalidade entre 2017 e 2019 atinge patamares elevados

Entre 2017-2019, o processo de tratamento de águas residuais do Sistema da SIMARSUL alcançou os seguintes patamares:
– 74,21 milhões de m3 águas residuais tratadas;
– 52 090 toneladas de lamas valorizadas, equivalente a 100% de valorização;
– 2 900 MWh de energia produzida a partir do biogás;
– 99,84% de taxa de cobertura de serviço, findo o exercício de 2019.

No final de 2019, a SIMARSUL tinha à sua responsabilidade 21 estações de tratamento de águas residuais (ETAR), 100 estações elevatórias (EE), 237,9 km de emissários e 107,8 km de condutas elevatórias no âmbito da operação dos diversos subsistemas do seu sistema multimunicipal, o que assegurou uma taxa de cobertura do serviço de 99,84%.

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -